Conecte-se conosco

Câmara Municipal de Nova Serrana

Em reunião com o MPMG vereadores tratam sobre APAC e desenvolvimento da área de segurança em Nova Serrana

Publicados

em

Os temas e questões de segurança pública têm impactos muito significativos na qualidade de vida da população. Por esta razão, os vereadores da Câmara Municipal de Nova Serrana têm destinado atenção a estes assuntos e aos variados aspectos que envolvem também a humanização no sistema prisional, focando na importância da recuperação e reinserção social. AS informações são da Assessoria de Comunicação do Legislativo Municipal.


Segundo informado, os vereadores da Mesa Diretora da Câmara: Cabral (SDD); Dete do Katôco; Guilherme Tinike Cleiton Suf Star (PSC) realizaram uma reunião nesta segunda-feira (25/10), com o Promotor de Justiça da Vara Criminal de Nova Serrana, Dr. Davi Reis Pirajá, com o objetivo de discutir justamente sobre a realidade do presídio de Nova Serrana e os benefícios que seriam advindos com a implantação de uma APAC – Associação de Proteção e Assistência aos Condenados, em Nova Serrana.

Método APAC

A APAC é uma alternativa ao sistema prisional comum e uma das principais diferenças é que, na APAC, os próprios presos (denominados recuperandos) são corresponsáveis por sua recuperação. O Método APAC tem características como a disciplina rígida, baseado no respeito, na ordem, no trabalho e no envolvimento da família do recuperando. Entre os objetivos está a recuperação do preso, a proteção da sociedade, o socorro às vítimas e a promoção da justiça restaurativa. E, o trabalho da APAC envolve elementos como a participação da comunidade, o trabalho, a assistência jurídica, a valorização humana, a família e o voluntariado, dentre outros.

Trabalho integrado com diversos órgãos e instituições

Os vereadores vêm discutindo esse assunto com outras instituições e órgãos há algum tempo. Em reuniões anteriores os parlamentares receberam, inclusive, a visita do padre Amarildo de Melo, que também defende a implantação do sistema APAC no município de Nova Serrana, com o intuito de proporcionar maior índice de recuperação e humanização no sistema.

Nesta semana, o presidente da Câmara, vereador Cabral, participará da reunião do Conselho de Segurança Pública, que será realizada no dia 28/10, com o objetivo de convidar todos os representantes de órgãos ligados à segurança como o Ministério Público, o Poder Executivo, as polícia Civil e Militar, o Juiz de Direito, o diretor do presídio de Nova Serrana, o diretor regional das APAC’s, a OAB, também o Conselho de Desenvolvimento Econômico, dentre outros, para uma reunião que será realizada no Legislativo a fim de debater acerca da implantação da APAC em Nova Serrana.

 

Mais lidas