Conecte-se conosco

Câmara Municipal de Nova Serrana

Vereadores fiscalizam locais atingidos pelas chuvas

Publicados

em

Visita aos pontos que necessitam de investimentos para se evitar mais danos à população contou com presença do Secretário de Meio Ambiente


A cidade de Nova Serrana foi atingida por uma forte chuva neste domingo, dia (07/11). De acordo com a Defesa Civil, foram aproximadamente 80 mm de chuvas em 1 hora e 30 minutos. Com o elevado volume de chuva, foram constatados alagamentos, enchentes, quedas de árvores que resultaram em perdas materiais e, além disso, o mais grave também ocorreu com a morte de um cidadão que teve seu veículo arrastado e tomado pela água.

Os vereadores da Câmara Municipal de Nova Serrana sempre trabalharam para que ações preventivas fossem implementadas, a fim de evitarem maiores estragos em decorrência das chuvas.

Hoje, os vereadores visitaram diversos pontos da cidade para verificar os reais impactos da chuva nas vias, córregos, residências, pontes e outros equipamentos públicos. Mas a visita dos vereadores aos locais atingidos teve principalmente a finalidade de traçar um planejamento para a destinação de mais investimentos justamente nos locais onde repedidas vezes há estragos e prejuízos ambientais e materiais.

Previsão de orçamento para investimento no Meio Ambiente como ação preventiva

O convite para a diligência foi do presidente da Câmara, vereador Cabral (SDD) e também da presidente da Comissão de Meio Ambiente, vereadora Tainá Zumerli (CDD), que fizeram questão de serem acompanhados pelo Secretário Municipal de Meio Ambiente, Gabriel Chaves. Estiveram também presentes dos vereadores: Admilson Emiliano (PV), Cleiton Surf Star (PSC), Dué (PSD), Geraldo Eletricista (PDT), Ricardo Tobias (MDB), Rodrigo Fisioterapeuta (PL), Zé Faquinha (MDB) e Willian Barcelos (PTB).

Os vereadores entendem a importância de trabalhar para prevenir que a situação se repita a cada período chuvoso, pois é comum perceber a população sendo diretamente atingida com a perda de móveis, utensílios e destelhamentos; assim como empresas que perdem produtos e têm seus maquinários danificados; além das perdas ambientais como assoreamento dos córregos, tendo em vista a grande quantidade de areia e terra que se acumulam em baixadas.

Diante disso, os vereadores pretendem incluir a destinação de mais recursos para as atividades ligadas ao Meio Ambiente. Neste momento a Câmara Municipal prepara uma audiência pública para discutir as peças orçamentárias para os próximos anos e será fundamental já incluir tais ações para preservação e recuperação de áreas alagáveis, limpeza e manutenção dos córregos, além de outras medidas no PPA – Plano Plurianual, também nas leis orçamentárias e no Plano Diretor que está sendo elaborado e define metas para os próximos 10 anos.

Dentre os diversos pontos visitados pelos vereadores e pelo secretário de Meio Ambiente estão os bairros Veredas/Novo Horizonte, área próximo ao Hotel Ibis e ao Batalhão de Polícia, Pista de Cooper e também a ligação entre os bairros Cidade Nova e Santa Terezinha III,  São Geraldo e outros. Em todas estas áreas é possível ver os sinais deixados pela forte chuva.

De acordo com o presidente da Câmara, vereador Cabral, a população de Nova Serrana é muito trabalhadora e não merece passar por situações tão lamentáveis assim.

“O que ocorreu neste domingo é muito triste porque sabemos que muitas famílias tiveram grandes perdas. A perda maior com certeza é da vida de um querido cidadão do nosso município. Nós, como vereadores não podemos lamentar apenas os danos, mas temos que pensar no futuro desta cidade. É justamente por isso que a nossa meta é destinar uma parte maior de recursos para serem aplicados em melhorias nestas áreas. A participação do secretário de Meio Ambiente, Gabriel, foi fundamental, para trabalharmos em parcerias que darão resultados para a vida da população”, finalizou.

Mais lidas