Conecte-se conosco

Câmara Municipal de Nova Serrana

Eleita mesa diretora da Câmara Municipal para o ano de 2020

Avatar

Publicados

em

Ricardo Tobias, Willian Barcelos, Pastor Giovani e Wantuir Paraguai, compõem a nova mesa diretora sendo, presidente, vice-presidente, primeiro secretário e segundo secretário, respectivamente

Aconteceu na noite da última terça-feira, dia 17 de dezembro, na Câmara Municipal de Nova Serrana a eleição para a mesa diretora que administrará o legislativo no ano de 2020.

A votação aconteceu após os vereadores Ricardo Tobias (PSDB) e Willian Barcelos (PTB) colocarem seus nomes de forma independente para a presidência da casa, ou seja, não compuseram uma chapa pré-estabelecida para composição da mesa diretora, que por sua vez foi eleita de forma individual.

Após uma votação feita com voto secreto, o vereador Ricardo Tobias foi eleito com oito votos. E após a eleição para presidente foram escolhidos os vereadores Willian Barcelos como vice-presidente, Pr. Giovani Máximo (MDB) secretário e Wantuir Paraguai (PSDB) segundo secretário.

 Articulação e candidatura

Logo após a leitura e assinatura das atas das reuniões passadas, a presidente da casa, vereadora Terezinha do Salão (PTB), anunciou a suspensa por 10 minutos para composição de chapa e apresentação de candidaturas independentes.

Ao ser reaberta a sessão, o vereador Cabral (Pros) pediu a palavra e questionou se os suplentes teriam direito na votação, ao receber a resposta positiva o edil então pediu que o vereador Willian se candidatasse a presidente da casa.

Willian por sua vez se colocou como candidato acatando o pedido de Cabral e contou com o apoio da presidência da casa que endossou o nome do candidato para a disputa das eleições.

Já Ricardo Tobias, se posicionou como candidato afirmando que “os edis vem lutando na casa em 2019, e em 2020 não será diferente, teremos um novo ano de luta pela frente, então me coloco como candidato a presidência da casa para percorrer esse caminho”. Anunciou.

Após várias considerações saudando o trabalho feito por Terezinha do Salão, foi iniciada a eleição que conforme consta no regimento interno ocorre com voto secreto por oito votos a favor, Ricardo Tobias foi eleito presidente do legislativo para o próximo ano.

Votação pela Vice presidência

Após a eleição para presidente foi então iniciado a eleição para o cargo de vice-presidente, no qual Barcelos indicou Terezinha do Salão, para ocupar o cago. No entanto após alguns minutos pensando sobre o assunto a atual presidente interina do legislativo optou por recusar a candidatura.

Segundo Terezinha “eu nunca quis me colocar como presidente e Deus quis assim, me colocou nessa cadeira em um momento muito difícil, agora é hora de deixar essa mesa em qualquer cargo e voltar a ocupar a minha cadeira no plenário como vereadora dessa casa, realizando assim o trabalho do legislativo que me foi confiado”. Disse Terezinha.

Após as considerações de Terezinha foi colocado o nome do vereador Willian Barcelos como candidato, indicação que foi aceita pelo edil.

Logo em seguida Jadir Chanel (MDB) também se candidatou a vice-presidência do legislativo e disputou com Barcelos a cadeira na mesa diretora.

Após a realização da votação Willian foi eleito com sete votos favoráveis. Contudo, ficou claro que não contou com o apoio de Ricardo Tobias. O presidente eleito afirmou que para agir com transparência ele revelou que deu seu voto para o vereador Jadir Chanel.

Secretário e segundo secretário

Já a votação para os cargos de primeiro e segundo secretários aconteceram de forma mais branda, apenas para cumprir o regimento, uma vez que houve candidatura única para cada um dos cargos.

Logo ao ser iniciada a candidatura o vice-presidente eleito, pediu que o candidato a primeiro secretário, fosse um vereador com boa leitura e dicção, sendo então indicado pelo vereador Jadir Chanel o seu companheiro de legenda, Pr. Giovani Máximo, que aceitou o cargo e foi eleito por unanimidade.

Em seguida o vereador Wantuir Paraguai se candidatou a segundo secretário afirmando “quero ver se essa mesa é realmente boa, eu me candidato a segundo secretário para a gestão do próximo ano”.

Também com unanimidade Wantuir foi eleito pelos vereadores da casa completando assim a mesa diretora que estará a frente do legislativo no ano de 2020.

Mais lidas