Conecte-se conosco

Câmara Municipal de Nova Serrana

Ricardo Tobias fala sobre projetos e perspectiva sobre a gestão 2020 a frente do legislativo municipal

Avatar

Publicados

em

A Câmara de Nova Serrana tem um novo presidente. Ricardo de Freitas Tobias (PSDB) foi eleito pelos vereadores na última reunião ordinária do legislativo em 2019, realizada na terça-feira, dia 17 de dezembro.

O edil se sagrou presidente após vencer Willian Barcelos (PTB) por oito votos a cinco, e dessa forma será o administrador do legislativo com um caixa de aproximadamente R$ 16 milhões nas mãos e uma casa repleta de polêmicas e problemas para serem administrados.

Após um 2019 de desgaste com escândalos políticos, redução do orçamento e enchimento da folha, com 19 vereadores recebendo seus honorários, a presidente interina teve que promover o choque de gestão e diante disso não somente a imagem da casa, mas também o funcionalismo sofreu na pele os cortes e reduções necessárias para que as contas chegassem ao fim do ano em dia.

Seguindo ainda nesse sentido, não somente a reestruturação da imagem do legislativo, como o retorno de serviços ofertados e porque não a aproximação com o executivo, que desde 2018, vinha se distanciando do legislativo são alguns dos principais desafios a serem administrados e enfrentados por Ricardo Tobias e os demais membros da mesa diretora a partir de 2020.

Nossa reportagem traz para você leitor do Jornal O Popular uma entrevista completa com o novo presidente do legislativo, comentando sobre projetos, perspectivas e metas a serem alcançadas durante sua gestão à frente da casa do povo durante todo o próximo ano. Confiram.

Thiago Monteiro (TM) – Bom Ricardo, em 2019 o legislativo teve um ano turbulento, como você pretende gerir a Câmara em 2020?

Ricardo Tobias (RT) – Foi sim um ano difícil e nós sabemos que as coisas não serão fáceis em 2020. Nós vamos ter que assumir a responsabilidade e reestruturar a imagem da Câmara. Os processos abertos devem ir até o fim, teremos recursos e vamos buscar fazer uma gestão pela população. Vamos ouvir os colegas vereadores, vamos ser transparentes e sempre agir em conformidade com os colegas vereadores e assim esperamos reconstruir a imagem de nossa Câmara em um ano conturbado que é o ano de eleições.

TM – Serão realizadas reformulações no quadro de servidores?

RT – Olha é difícil falar sem termos assumido a frente da Câmara. Temos um imenso carinho com todos os servidores do legislativo. Eles trabalham muito, se esforçam, se dedicam para que a casa possa funcionar e atender a população da melhor forma possível. Houve cortes pela necessidade em 2019, e seria equivocado de minha parte agora falar em mudanças. O que posso afirmar é que assim que assumirmos vamos avaliar cada caso de forma individual. Cada caso é um caso e assim vamos trata-los, buscando ser o mais corretos possível com o servidor e com a população.

TM – A relação com o executivo, nos últimos dois anos houve um afastamento entre os órgãos, em 2020 os poderes serão aproximados?

RT – Olha, eu pretendo aproximar a casa do executivo sim, pretendo trabalhar em conformidade com os vereadores e harmonia com o executivo. O que muita gente não entende é que se os poderes não caminharem junto quem perde é a população. Todos devem estar focados e promover o melhor para a cidade, houve um afastamento entre os poderes mas, entendemos que buscar essa aproximação viabilizará melhorias para a população e esse é o objetivo central, é para isso que fomos eleitos, para buscar o melhor para a população.

TM – O legislativo terá um orçamento de R$ 16 milhões, quais os projetos que você planeja implementar?

RT – Não posso definir ou pontuar ainda quais as ações, projetos e melhorias. Vamos avaliar todas as possibilidades. Por exemplo, vou levar para os vereadores um ponto que ao meu ver será muito positivo para os populares. A Câmara hoje tem uma van que faz apenas o transporte dos alunos da escola do legislativo, vamos levar aos vereadores a ideia de cedermos esse veículo para a Secretaria Municipal de Saúde, para que seja utilizado para transportar os pacientes que fazem a hemodiálise com maior conforto. Hoje a prefeitura não tem um veículo como esse disponível e se podemos fazer essa ação, melhorar a condição de vida da população vejo com bons olhos. Então vamos levar esse e outros projetos aos edis.

TM – Quanto a mesa diretora, você afirmou que votou no Jadir e não no professor. Como você avalia mesa eleita?

RT – Sim meu objetivo é ser o mais transparente possível e desde o início deixei claro, sem demagogia ou falsidade o meu voto, era secreto mas optei por ser transparente e não acho que isso possa causar qualquer tipo de desgaste. O professor Willian é um vereador bem ativo, com muita capacidade, Pr. Giovane (MDB) é um vereador experiente de outros mandatos e também já foi presidente do legislativo, Wantuir Paraguai é um dos vereadores mais experientes da casa, de forma geral tenho certeza que essa mesa fará um grande trabalho e irá desempenhar uma ótima gestão a frente do legislativo.

TM – Para finalizar uma consideração aos vereadores, servidores e claro populares de Nova Serrana quanto a sua missão em 2020.

RT – Quero aqui agradecer primeiramente a Deus por ter me dado essa oportunidade como vereador e presidente da Câmara no ano de 2020. Quero agradecer a confiança dos vereadores que votaram em mim e deixar claro para todos os edis e populares que faremos uma gestão transparente e com muito trabalho buscando sempre melhor para o cidadão de nossa cidade.

Mais lidas