Conecte-se Conosco

Câmara Municipal de Nova Serrana

Oitivas das testemunhas de Gilmar da Farmácia e Adair da Impacto são canceladas após interposição de recurso da defesa

Publicado

em

Durante reunião realizada na última terça-feira, dia 19 de maio, na Câmara Municipal a reunião das Comissões Processantes que avaliam os processos de cassação dos vereadores afastados Adair da Impacto e Gilmar da Farmácia.

Na ocasião, para garantir a segurança jurídica do procedimento, foi concedida à defesa dos denunciados a dilatação de prazo para manifestação em relação à juntada de novos documentos. Sendo assim, *as oitivas de testemunhas foram reprogramadas para a próxima semana*.

A defesa dos denunciados pediu dilação de prazo para apresentação de contra-argumentos e contraprovas, e eventual substituição ou acréscimo de testemunhas, após a Comissão Processante adicionar cerca de 800 folhas ao processo.

A juntada foi deliberada na última reunião e todo processo foi disponibilizado em forma física, integral e autenticada para a defesa no último dia 14/05.

conforme apurado o material inclui relatórios de quebra de sigilo bancário, interceptações telefônicas e depoimentos prestados pelos envolvidos perante o Ministério Público.

Ambas as Comissões deliberaram também sobre recursos da defesa que visavam a declaração de impedimento/suspeição de membros que se encontram filiados ao partido denunciante.

Como a tese foi afastada pelo parecer do relator, que foi acompanhado pelo voto dos demais membros, a defesa manifestou interesse de interpor recurso perante o soberano plenário.

As oitivas foram canceladas após a defesa do vereador pedir a dilação de prazo para apresentação de contra-argumentos e contraprovas, e eventual substituição ou acréscimo de testemunhas, após a Comissão Processante adicionar cerca de 800 folhas ao processo.

Conforme apurado junto aos membros da comissão, a juntada foi deliberada na última reunião e todo processo foi disponibilizado em forma física, integral e autenticada para a defesa no último dia 14.

Os defensores de Gilmar, alegaram ser impossível formular nova defesa e ouvir testemunhas diante do vasto acervo juntado ao processo, fruto de  material requerido pelo vice-presidente da Câmara, Professor Willian Barcelos, no mês de fevereiro.

Entre o material está incluso relatórios de quebra de sigilo bancário, interceptações telefônicas e depoimentos prestados pelos envolvidos perante o Ministério Público.

Ainda na reunião foi deliberado recurso da defesa que insiste na declaração de impedimento ou suspeição do vereador Doia Ceará, visto que o membro da Comissão filiou-se recentemente ao partido MDB, autor do pedido de cassação.

Nossa reportagem entrou em contato com o relator da Comissão, vereador Professor Willian Barcelos. Por sua vez o edil disse que a sua manifestação é a mesma que fora feita no curso da reunião, ou seja, a estratégia da defesa é descabida.

Barcelos ainda ressaltou “que caso entendam por bem, que a via judicial deve ser avaliada, bem como a formulação de novas alegações quando da defesa final. Neste caso, o pleito poderá ser avaliado pelo Plenário”. Ponderou.

Sobre a decisão de adiamento das oitivas, o relator entende que “o caminho da prudência é o melhor, pois evita ao retrabalho”. Finalizou o vereador.

Por fim cabe ressaltar que as comissões são compostas pelos seguintes vereadores:

Comissão Composta Portaria CMNS 025/2020 (procedimentos de Adair Lopes de Souza): Jadir Chanel, presidente; José Alberto, vice-presidente; e Willian Barcelos, relator.

Comissão Composta Portaria CMNS 026/2020 (procedimentos de Gilmar da Farmácia): Chiquinho do Planalto, presidente; Doia Ceará, vice-presidente; e Willian Barcelos, relator.

Clique aqui e faça parte de nosso grupo de whatsapp

Clique aqui e siga-nos no instagram

Clique aqui e siga-nos no facebook

JORNAL O POPULAR – A NOTÍCIA COM DEVE SER

Publicidade
Publicidade

Política