Conecte-se conosco

Câmara Municipal de Nova Serrana

Legislativo firma parceria com CEFET e UFSJ para doação de álcool em gel a instituições de Nova

Avatar

Publicados

em

A republicação total ou parcial deste conteúdo é gratuita desde que citada a fonte com o link para o site do portal "opopularns.com.br" | A não citação da fonte com o link para o site implicará em medidas judiciais de acordo com a lei de direitos autorais 9610/98.

A Câmara Municipal de Nova Serrana, por meio da Mesa Diretora, estabeleceu uma parceria com o CEFET-MG Campus Divinópolis e a UFSJ – Campus Centro-Oeste, através da qual serão destinados inicialmente 265 litros de álcool em gel para instituições e projetos sociais do município de Nova Serrana.


Na tarde da última sexta-feira, 26 de fevereiro, os vereadores fizeram uma visita técnica ao campus da UFSJ onde é desenvolvido o projeto de extensão em parceria com o CEFET para a produção de álcool (álcool gel 70º e álcool líquido 70º).

Os vereadores foram recebidos pelo Diretor Adjunto do CEFET, Flávio José de Araújo Mateus e pelo professor coordenador, Rodrigo Régis Campos Silva. Eles relataram que em março de 2020 o Ministério da Educação encaminhou aos dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior uma solicitação de apoio ao combate da COVID-19 no Brasil. E foi assim que O CEFET e a UFSJ iniciaram as ações do projeto para produção de álcool, visando diminuir o contágio e a propagação do novo Coronavírus em Divinópolis e região.

Tendo em vista o caráter do projeto de auxiliar a toda a região, Nova Serrana também será comtenplada através da Câmara Municipal. Após a visita técnica, foi disponibilizada a quantidade de 265 litros aos vereadores para a distribuição imediata, no entanto, já há o planejamento para as próximas doações.

Todas as instituições beneficiadas estão sendo catalogadas para a devida prestação de contas.

“A Câmara de Nova Serrana tem se empenhado em ajudar ao máximo a nossa população. Nós temos que reconhecer a importância desse projeto da UFSJ e CEFET e agradecer a parceria que permitirá que possamos contribuir com as instituições como o Lar Vicentino e tantas outras que necessitam de apoio para enfrentar essa pandemia”, expressou o presidente, vereador Cabral (SDD).

Conheça mais sobre o projeto do CEFET e UFSJ

A UFSJ e o CEFET trabalham em conjunto no projeto para produção emergencial e distribuição de desinfetantes e antissépticos para contenção do avanço da COVID-19 em Divinópolis e região. A coordenação é do professor Renê Oliveira do Couto (UFSJ), professora Iza Fonte Boa e Silva e professor Mestre Rodrigo Regis Campos Silva (CEFET).

A parceria entre as instituições de ensino engloba conhecimento técnico, disponibilização de insumos e a estrutura física e de equipamentos de laboratório para a produção e distribuição de álcool gel 70º INPM e álcool líquido 70º INPM,  com o intuito de para a diminuição do contágio e propagação da COVID-19.

CEFET – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

O projeto denominado “Salutare” é uma das diversas ações que estão sendo realizadas pelo CEFET-MG no combate ao novo coronavírus (COVID-19).

Através dele, professores do Departamento de Formação Geral do campus Divinópolis se dedicaram para produzir álcool 70% na forma glicerinada em gel. O insumo, recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), auxilia na higienização das mãos e é importante na desinfecção de equipamentos e instrumentos de uso compartilhado.

O projeto de extensão SALUTARE tem caráter social e educacional, sendo vedado qualquer tipo de cobrança ou remuneração aos colaboradores envolvidos. A iniciativa foi aprovada no edital da Diretoria de Extensão e Desenvolvimento Comunitário (DEDC) para ações de enfrentamento ao vírus. A equipe conta com três bolsistas de extensão, alunos do CEFET-MG e 18 voluntários (professores, alunos e técnicos administrativos).

UFSJ – Universidade Federal de São João del-Rei (Campus Centro-Oeste)

Educadores, técnicos e estudantes de graduação e das pós-graduações da UFSJ começaram a produzir álcool em gel nos laboratórios da Universidade, para destinação inicial à Secretaria de Saúde de Divinópolis, cumprindo à solicitação de apoio do Ministério da Educação para enfrentamento à pandemia do coronavírus SARS-CoV-2.

A atividade extensionista ressalta o papel da Universidade perante suas comunidades, e, trabalha em regime de turno 11 estudantes, 9 técnicos e 5 professores na linha de frente, mais os colaboradores, que não podem estar envolvidos diretamente na produção, pelas restrições atuais ao trabalho presencial.

Parceria se estabelece para o combate e prevenção à pandemia do coronavírus.

Devido à escassez de álcool no início da pandemia, a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) campus Divinópolis, começou a produzir a substância e doando para as unidades públicas de saúde.

Nesse sentido, o CEFET-MG campus Divinópolis se uniu ao trabalho, colaborando com a criação de um componente mecânico que acelera a produção do álcool em gel.

Com o aumento da produção, a equipe passou a atender outros municípios da macrorregião de Divinópolis e São João del-Rei.

FOTO/FONTE: ASCOM CÂMARA DE NOVA SERRANA

Mais lidas