Justiça
Justiça Eleitoral mineira convoca mesários por e-mail
Seguindo as ideias de inovação às vésperas das eleições, a Justiça Eleitoral mineira segue cada vez mais inovadora, e agora as novidades são referentes a convocação dos mesários que atuarão nas Eleições 2018.
Em um projeto piloto, que inicialmente vem sendo testado neste ano, parte das zonas eleitorais do Estado estão entrando em contato com seus colaboradores por e-mail.
Nesses locais, os mesários começaram a receber uma mensagem eletrônica, sem links e sem anexos, com a convocação. O eleitor convocado deve acessar o site do TRE e digitar o código de autenticação constante do e-mail recebido.
Dessa forma, a convocação será validada. Outra forma de validação da convocação é o contato com o Disque-Eleitor pelo telefone 148.
Segundo a Justiça Eleitoral, os mesários ainda podem ser convocados por carta simples. Nesses casos, também é necessária a confirmação da convocação por meio da página do TRE ou pelo telefone 148.
Dentre outras vantagens, as novas formas de convocação dão mais agilidade ao processo e diminuem as despesas com o envio de cartas registradas ou com o contato pessoal diretamente na casa do eleitor – padrões adotados até a última eleição.
ADESÃO E EXPERIÊNCIA – Na capital mineira 16 das 18 zonas eleitorais já estão utilizando a convocação por e-mail ou por carta simples. A mensagem eletrônica é usada nos casos em que o e-mail dos mesários está atualizado no cadastro.
No interior do Estado Alguns cartórios eleitorais também confirmaram a utilização da nova forma de convocação de mesários, pelo menos para parte dos eleitores. É o caso de Divinópolis, Contagem, Montes Claros e Além Paraíba.
Para o primeiro turno das Eleições 2018, estima-se que serão necessários 190 mil mesários em todo o Estado para atuarem perante as mesas receptoras de votos nas zonas eleitorais do Estado.
Os cartórios eleitorais estão agora na fase de nomeação e convocação, que pode ser feita por carta, por e-mail ou pessoalmente. Nas semanas anteriores ao pleito, são feitos treinamentos para capacitar os mesários a exercerem a função.
A não citação da fonte com o link para o site implicará em medidas judiciais de acordo com a lei de direitos autorais 9610/98.
-
ANIMAIS23 horas atrás
Primeiro caso de Covid-19 em animal é registrado em BH, segundo pesquisa da UFMG
-
Governo Estadual2 dias atrás
Uberlândia terá toque de recolher, lei seca e abertura de hospital de campanha
-
Educação2 dias atrás
Escolha de vagas para processos on-line da Educação já podem ser realizadas em Minas Gerais
-
Câmara Municipal de Nova Serrana16 horas atrás
Câmara rejeita revisão de reajuste de servidores municipais em reunião de comissões, mas virada de mesa ainda pode acontecer
-
Minas2 dias atrás
Em carta, 1.200 médicos de MG defendem volta às aulas presenciais
-
Brasil2 dias atrás
Petrobras perde R$ 102,5 bi em valor de mercado após intervenção de Bolsonaro
-
Brasil24 horas atrás
Primeira vacinada na Bahia pega Covid-19 antes de tomar a 2ª dose
-
Governo Estadual20 horas atrás
Minas Gerais recebe 357,4 mil doses de vacinas contra covid-19
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar