Conecte-se conosco

Administração

Deputados se reúnem com governador e Zema sinaliza positivamente para indicação de nomeações de Comissionados

Avatar

Publicados

em

A republicação total ou parcial deste conteúdo é gratuita desde que citada a fonte com o link para o site do portal "opopularns.com.br" | A não citação da fonte com o link para o site implicará em medidas judiciais de acordo com a lei de direitos autorais 9610/98.

Foi Realizada na manhã de quarta-feira , dia 13 de fevereiro, no Palácio Tiradentes, em Belo Horizonte, reunião do governador Romeu Zema com os 20 deputados estaduais que compõem o bloco governista na Assembleia Legislativa. Entre os parlamentares estavam os deputados do Centro-Oeste mineiro  Fabio Avelar (Avante) e Cleitinho Azevedo (PPS) .

Durante o encontro, o governador reforçou o compromisso com os repasses aos municípios, transparência e fiscalização dos gastos públicos e, ainda, destacou a parceria entre o Executivo e o Legislativo para avançar nas políticas públicas para recuperar a economia e o desenvolvimento do Estado.

“Essa proximidade com a Assembleia Legislativa é extremamente importante, principalmente, no momento difícil em que o Estado atravessa. Acho que vai ser com muito diálogo e proximidade que nós vamos poder encontrar soluções que sejam viáveis. E com muita comunicação e transparência também”, afirmou o governador.

Recuperação do Estado

O vice-governador do Estado, Paulo Brant, também participou da reunião e destacou a importância da união dos Poderes. “Estamos otimistas com o trabalho e a chance de resgatar a própria credibilidade do governo. A Assembleia vai ser a coautora nesse processo de resgate de Minas Gerais, que se apequenou nos últimos anos. O governo está totalmente aberto para construir as soluções necessárias”. O secretário de Governo, Custódio Mattos, também esteve presente no encontro.

O líder de governo na Assembleia, Luiz Humberto Carneiro, ressaltou a boa relação do governador com a Casa. “Esse bom convívio que o governador está propondo é importante e facilita o trabalho com a Casa. E a gente tem certeza que vai dar certo, até pela dificuldade que Minas está passando e a necessidade de nos unirmos em cima de um resultado positivo”.

Indicação dos ocupantes aos cargos do Estado

Além de tratar sobre os repasses, na pauta dos parlamentares da ALMG estava ainda a cobrança ao Executivo na participação das indicações de ocupantes de cargos comissionados, o atendimento dos pedidos pelos secretários e o direito de aparecer nos eventos do governo nas regiões em que os parlamentares são votados.

Segundo publicado pelo Sistema MPA, Apesar do discurso da campanha de aversão à política tradicional, os aliados ouviram um “sim” de Zema.

Ação dos deputados estaduais repete o movimento feito no dia anterior pelos deputados federais. “Tratamos da questão da escolha dos superintendentes regionais de ensino e das gerências de saúde, do modo como será feito. Elas passarão por processo seletivo, mas também terão a participação efetiva dos deputados de cada região”, explicou o líder do governo Gustavo Valadares (PSDB).

Formação de bancadas

Nesta semana durante Reunião Ordinária no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), foi dado sequência à composição dos blocos parlamentares e também da liderança do governo no Parlamento.

Segundo publicado pela Agência Minas, durante a reunião o líder do bloco governista, Gustavo Valadares, enalteceu a participação de vários partidos na composição do bloco. “Temos 10 partidos representados nesse grupo, que será o carro-chefe do governo. Queremos ajudar a fazer do Estado o que ele já foi e merece voltar a ser, que é uma referência para o Brasil em termos de gestão, de capacidade, de crescimento, de desenvolvimento, de geração de emprego e renda”.

Blocos do Legislativo Mineiro

O bloco independente formado por MDB, PV, PRB, PDT, Pode e DC será chamado “Minas Tem História” e terá como líder o deputado Sávio Souza Cruz (MDB). O parlamentar indicou como vice-líderes os deputados Douglas Melo (MDB), Neilando Pimenta (Pode) e Glaycon Franco (PV).

O deputado André Quintão (PT) também comunicou sua indicação para a liderança do bloco de oposição ao governo Romeu Zema (Novo), que será chamado “Democracia e Luta”. Além do PT, o bloco tem PR, Rede, Psol, Pros e PCdoB.

Já o bloco de apoio ao governador Romeu Zema será o maior deles com 21 membros, e terá o nome “Sou Minas Gerais”. Ele é composto pelos partidos Novo, PSDB, PPS, PP, PSC, Avante, PSB, SD e PHS, e será liderado pelo deputado Gustavo Valadares (PSDB).

Outro bloco independente já formalizado anteriormente é o “Liberdade e Progresso” (PSD, PSL, PTB, Patri, PRP e DEM), liderado pelo deputado Cássio Soares (PSD).

Leia mais...
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe uma resposta

Mais lidas