Conecte-se conosco

Social

Certificado de Responsabilidade Empresarial é aprovado pela Câmara

Avatar

Publicados

em

A republicação total ou parcial deste conteúdo é gratuita desde que citada a fonte com o link para o site do portal "opopularns.com.br" | A não citação da fonte com o link para o site implicará em medidas judiciais de acordo com a lei de direitos autorais 9610/98.

Autor do projeto salienta que certificado não trará prejuízos para o município e que mercado global vê com bons olhos certificações como essa

A Câmara de Nova Serrana, por meio de seus vereadores, aprovou um projeto de lei que pode ter um impacto diretamente quanto a qualidade da indústria calçadista no município. O Projeto de Lei 053/2018, de autoria do vereador Adair da Impacto (Avante) cria o “Certificado de Responsabilidade Empresarial” para produtos originados ou serviços realizados no município.

A pauta aprovada por unanimidade entre os legisladores visa atestar a qualidade e a origem dos produtos e serviços quanto aos cuidados para a proteção do meio ambiente, assistência social, educação, esporte, lazer e saúde.

Segundo o projeto o certificado será concedido mediante o interesse do produtor e prestador de serviço em atestar que o seu produto ou serviço cumpriu, em todas as suas etapas de produção, com as normas legais, éticas e sociais, para a proteção ambiental e investimento na comunidade local, além de não comprometer a qualidade de vida da atual e das futuras gerações.

Especificações para obter o certificado

Para obter os certificados os empresários terão que seguir algumas diretrizes que foram estabelecidas pela legislação e também devem comprovar que os passos são seguidos com excelência no processo de produção do produto ou serviço ofertado.

De acordo com o projeto aprovado serão considerados quesitos como: geração de empregos; conformidade com os padrões exigidos pela legislação; utilização de meio de transporte pouco impactante e que ofereça menos riscos ao meio ambiente e à saúde; boa durabilidade do produto; possibilidade de reuso ou reciclagem do produto e sua embalagem; promoção de investimentos sociais por meio de doações filantrópicas; destinação adequada de resíduos.

Executivo

Questionado pela pauta o secretário municipal de Indústria e Comércio, afirmou que ainda é muito cedo para se posicionar quanto a pauta. “Quanto ao projeto de Lei 053/2018 que foi aprovado no legislativo, acho muito cedo falarmos sobre o assunto, pois ainda não tenho amplo conhecimento sobre ele, uma vez que o mesmo não foi apresentado ao Executivo e nem a Secretaria de Indústria e Comércio”. Disse Marcelo

Ainda segundo o secretário é necessário que o projeto passe por uma analise jurídica para que seja aferida sua condições junto ao município. “Preciso aguardar o Projeto de Lei chegar ao executivo e passar pelo jurídico, para depois analisarmos com calma os possíveis benefícios e ou onerações que o mesmo trará as indústrias, comércios e serviços de Nova Serrana”. Ponderou o secretário

Autor da Pauta

Para Adair da Impacto autor do projeto a aprovação o certificado é um ganho para o município, garantindo assim a qualidade do que é entregue ao cliente da indústria calçadista no município. “Atualmente, as pessoas buscam produtos e serviços que busquem respeitar os processos de produção e a comunidade sendo um diferencial, com a grande concorrência dos produtos no mercado, o selo será um diferencial nos produtos e serviços”, afirmou Adair

O vereador ainda afirmou que o projeto não trará prejuízos a indústria tão pouco ao município, e sim trará benefícios por estimular o senso social da indústria. “Esse projeto aprovado na Câmara não terá ônus, pelo contrário deve estimular as empresas a investirem mais na comunidade, em creches, no meio ambiente, na rua e no entorno onde a empresa atua”. Considerou o vereador.

Por fim Adair salientou que a indústria precisa se preparar para alcançar um mercado mais amplo, trabalhando com especificidades que são observadas de forma global. “As empresas devem vender mais, tendo em vista que o certificado pode se tornar um fator de decisão para o consumidor final na aquisição. Nova serrana precisa estar mais preparada, já que os mercados globais e internet colocam todos os produtos num só lugar, o que influencia a compra além do preço são fatores como esses”. Finalizou Adair da Impacto.

Leia mais...
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe uma resposta

Mais lidas