Conecte-se conosco

Governo Municipal

Unidades de Saúde e Casa Mais Mulher preparam atividades para o Outubro Rosa 2019

Avatar

Publicados

em

A republicação total ou parcial deste conteúdo é gratuita desde que citada a fonte com o link para o site do portal "opopularns.com.br" | A não citação da fonte com o link para o site implicará em medidas judiciais de acordo com a lei de direitos autorais 9610/98.

A prefeitura de Nova Serrana divulgou nesta quarta-feira, dia 02 de outubro, as ações e projetos que estão sendo preparados para todo o mês, sendo este voltado para o combate ao Câncer mama e colo de útero.


Segundo informado pela prefeitura “cuidar das pessoas! Esse é o lema que tem norteado as ações do governo municipal. E em outubro, mês dedicado à prevenção do câncer de mama e colo de útero, não será diferente.

Conforme informado “esse ano, durante o Outubro Rosa, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Nova Serrana realizarão diversas atividades de promoção da saúde e de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e colo”.

As ações estabelecidas propõe que além de salas de espera temáticas e palestras, no sábado, dia 26/10, todas as UBS estarão abertas de 7h às 12h para exame de colo do útero e exame físico das mamas. Para a realização dos exames será necessário fazer o agendamento prévio na unidade de saúde.

Já no Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (Cram) – Casa Mais Mulher haverá programação em todas as terças-feiras do mês de outubro.

No dia 08/10 (Terça-feira), a partir das 18h, acontecerá a reunião do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – COMDIM, com participação de representante da Secretaria de Saúde para discussão sobre a saúde da mulher no município de Nova Serrana.

Na terça-feira seguinte (15/10), haverá um momento de yoga, meditação e relaxamento com Helena de Paula Evangelista, comunicadora, pedagoga sistêmica e especialista em yoga para crianças.

Dia 22/10 o “Eu, Mulher”, momento de beleza e autocuidado levará às mulheres maquiagem, pintura das unhas, fotos e bate papo sobre autocuidado e amor próprio, a partir das 18h.

E para encerrar as atividades, no daí 29/10, a partir das 18h, acontece o “Chá com Prosa”, uma roda de conversa sobre saúde da mulher e prevenção ao câncer de mama e colo do útero, com Juliana Cláudia de Oliveira, coordenadora do Núcleo de Saúde da Mulher de Nova Serrana.

Outubro Rosa

Movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa, foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen – For The Cure.

A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Mais lidas