Conecte-se conosco

Governo Municipal

Suplentes dos vereadores afastados serão convocados na quinta-feira

Avatar

Publicados

em

A presidente interina da Câmara Municipal de Nova Serrana, Terezinha Célia do Carmo, confirmou em entrevista concedida a este Popular, na tarde desta segunda-feira, dia 13 de maio, que a Casa acatará a decisão da Justiça e realizará a convocação dos seis candidatos suplentes, para ocupar os cargos dos vereadores afastados por serem investigados pela operação Kobold.

Segundo a presidente, “de acordo com o despacho judicial a juíza determinou cinco dias para convocar os suplentes dos seis vereadores que foram afastados e isso vai acontecer. Na próxima quinta-feira vamos fazer a convocação dos seis suplentes”. Afirmou Terezinha do salão.

Segundo a presidente, a casa recebeu diretamente do Cartório Eleitoral a relação dos seis nomes que serão convocados, sendo eles: (4) Valter dos Reis Melo (Zé Faquinha) – PT do B, (1) Remirto José Pedro (Remirto da floricultura) – PEN, (2) Adalberto Gonçalves dos Santos (Doia Ceará) – PC do B, (6) Sandro Moret de Souza Silva (Sandro Moret) – PC do B, (3) Agnaldo Mendes Cordeiros (Cabral) – PROS e (5) José Alberto Fonseca da Silva (Zé Alberto)- PV

Troca de partidos

Informações repassadas a este Popular indicam que alguns dos candidatos que serão nomeados podem ter problemas devido a uma possível troca de partido, após o término das eleições.

Contudo, ao ser questionada sobre essa situação a presidente apontou que “referente a quaisquer situações relacionadas à troca de partido não cabe a Câmara avaliar, e sim aos suplentes. Caso eles entendam que existe alguma irregularidade eleitoral que entrem com a ação junto a Justiça Eleitoral para que ocupem o lugar que é de direito, não sendo esse mérito da Câmara avaliar questões referentes a essa esfera”. Explicou Teresinha do Salão.

Custos para o Legislativo

Um dos fatores que levantava maior dúvida quanto a nomeação dos suplentes está relacionada as despesas e orçamento da Câmara, que após ser realizado a nomeação passará a arcar com despesas de 19 vereadores e não mais 13.

Diante dessa questão, a presidente foi questionada sobre como ficam as finanças da casa, sendo explicado que “a princípio, os vereadores afastados e os assessores afastados, além dos vereadores nomeados irão receber normalmente seus salários, o impedimento no momento se da em razão de uma medida cautelar expedida pelo poder judiciário, sendo assim os recebimentos continuam sendo realizados em sua normalidade”. Pontuou a presidente

Ainda sobre as despesas e manutenção dos demais assessores que ainda estão contratados nos gabinetes dos vereadores que foram suspensos, a presidente apontou que “quando o suplente tomar posse, ele deve querer colocar seus assessores, vamos apresentar para eles os assessores do vereador que está afastado, se o suplente optar por manter os assessores eles continuam, caso contrário iremos promover a demissão dos assessores dos vereadores que atualmente estão afastados”

Comissões e mesa diretora

Ao ser questionada sobre as comissões e formação de uma nova mesa diretora, Teresinha afirmou que “Esta sendo analisado pelo jurídico as mediadas a serem adotadas e em momento oportuno, iremos informar quanto as medidas administrativas que serão implementadas. Os suplentes podem fazer parte das comissões só não podem fazer parte da mesa. Os procedimentos após a convocação serão muito bem analisados pelos impactos orçamentais, e as ações que cabem a Casa, todos os procedimentos serão amplamente divulgados para que posteriormente não falte transparência e clareza em cada uma das ações”. Afirmou Teresinha.

Por fim a presidente ainda reforçou que “A Câmara não é investigada nem é parte do processo, no momento a Câmara cuida das questões que a envolvem diretamente. Estamos trabalhando neste sentido, a ordem judicial é para ser cumprida e dessa forma tomamos a decisão de seguir conforme determina a medida cautelar, que caso seja derrubada automaticamente os suplentes deixam os cargos e os vereadores afastados retornam a seus devidos cargos”. Finalizou a presidente.

Continue Lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Copyright © 2018 Ineo Sistemas