Conecte-se conosco

Governo Estadual

Caso de morte por dengue em Nova Serrana investigado desde o mês de abril é confirmado pela SES-MG

Avatar

Publicados

em

Conforme boletim publicado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG) foi confirmada a segunda morte por dengue na cidade de Nova Serrana. No Boletim publicado nesta semana também foi confirmado uma morte na cidade de Lagoa da Prata.

No boletim foi então constatado pela SES-MG que ao todo a região Centro-Oeste soma 18 mortes confirmadas por dengue em 2019 até o momento. Nova Serrana, que teve esse novo óbito confirmado segue como a cidade com maior número de casos de dengue confirmados contabilizando ao todo 4.483 casos notificados.

Caso confirmado era investigado desde o mês de abril

Segundo apurado junto a Secretaria Municipal de Saúde, o caso vinha sendo investigado desde o mês de abril, quando o paciente veio a óbito.

Conforme apurado o paciente com idade de 34 anos e sexo masculino, era residente do bairro  Planalto, e portador de hipertensão arterial, sistêmica, diabetes mellitus e doença renal crônica.

No dia 13 de abril, o paciente começou a sentir os sintomas, conforme informou os familiares a Secretaria municipal de Saúde. Ele foi atendido no dia 17 de abril no hospital em Para de Minas, sendo medicado e liberado, ele era atendido pelo serviço de nefrologia do município de Para de Minas.

Já no dia 20 do mesmo mês foi atendido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Nova Serrana, sendo no mesmo dia Paciente transferido pelo serviço da UPA de Nova Serrana,  para o hospital Nossa Senhora do Carmo no município de Para de Minas com sinais de gravidade.

Conforme apurado no mesmo dia exames foram realizados e encaminhados a Fundaçao Ezequiel Dias (FUNED) com sorologia para dengue IgM reagente.

Infelizmente o paciente veio a óbito ainda no dia 20 de abril, sendo instaurado o procedimento de investigação.

Ainda segundo informado pela Secretaria Municipal de Saúde a “conclusão do caso pela Secretaria do Estado da Saúde ocorreu no dia 05/08/2019, sendo informado ao município de Nova Serrana e Liberado relatório de investigação no dia 03 de dezembro”.

Medidas adotadas

Seguindo a secretária Municipal de Saúde, Glaucia Sbampato, “foram realizadas ações de Bloqueio de transmissão no Bairro, visita domiciliar pelo Agente de Comabte a Endemias (ACE)  e ações de educação e saúde pela equipe no bairro durante o ano, foi aberto unidade de hidratação no município para atendimento , especifico Dengue”, afirmou a secretária.

Ainda segundo Glaucia “toda Equipe de Atenção primaria das unidades atendendo conforme protocolo de classificação de Risco por Dengue, Chikungunya e Zika Virus, nas unidades de Saúde do município”. Finalizou a gestora.

Óbitos na região

Apesar de ter o segundo caso confirmado e o maior índice de notificações da região Nova Serrana não é a cidade da região que tem mais mortes por dengue confirmadas. Divinópolis e Lagoa da Prata, contam com três óbitos cada uma e são as cidade com maior número de vítimas fatais no Centro-Oeste.

Em seguida, Arcos, Martinho Campos e São Gonçalo do Pará, juntas com Nova Serrana contabilizam duas mortes cada uma.

Já as cidades de Carmo do Cajuru, Luz, Pará de Minas e Pitangui tem uma morte confirmada cada um dos municípios, sendo que ao todo o estado de Minas, já contabiliza mais de  170 mortes somente em 2019.

 

Mais lidas