Conecte-se conosco

Bancos

Portaria anuncia calendário de pagamento do Bolsa Família por meio da Conta Digital Caixa

Avatar

Publicados

em

A republicação total ou parcial deste conteúdo é gratuita desde que citada a fonte com o link para o site do portal "opopularns.com.br" | A não citação da fonte com o link para o site implicará em medidas judiciais de acordo com a lei de direitos autorais 9610/98.

O Ministério da Cidadania divulgou uma portaria anunciando o calendário de pagamento do Bolsa Família por meio da Conta Digital Caixa, aplicativo criado com o intuito de armazenar os benefícios do Governo Federal e realizar transações antes do prazo determinado de saque. O texto dá possibilidade de mudança no calendário do benefício.

No final do mês de novembro, a Caixa Econômica Federal anunciou as datas para pagamento do Bolsa Família por meio da Poupança Social Digital. O saque através do cartão do programa ou Cartão Cidadão não foram alterados.

Em dezembro, o pagamento será feito às pessoas que tem NIS com final 9 e 0. De acordo com Caixa Econômica, mais de 1 milhão de beneficiários poderão sacar. Para as contas digitais, não se faz preciso a apresentação de documentos, já que é gerada pelo sistema de forma automática.

Calendário

As datas antigas que eram sustentadas pela portaria anterior, foram revogadas pelo Ministério da Cidadania. De acordo com a medida antiga, os saques e pagamentos aconteceriam de forma mensal, observando o final do NIS. Isso é o que traz possibilidade de mudança no calendário do benefício.

A abertura das contas digitais para crédito do Bolsa Família será feita de forma escalonada. Os primeiros a receber os recursos com os serviços da Conta Poupança Social Digital serão os beneficiários de NIS com final 9 e 0, seguindo a data de crédito regular do Programa.

Nesta primeira etapa, que ocorrerá em dezembro, cerca de 1,5 milhão de pessoas receberão os valores pelo CAIXA Tem. Mês a mês, de acordo com o último digito no NIS, os beneficiários passarão a receber o benefício do Bolsa Família com os serviços da Conta Poupança Social Digital, conforme o seguinte calendário:

– Beneficiários com NIS final 6, 7 e 8 receberão em janeiro (2,25 milhões de pessoas)

– Beneficiários com NIS final 3, 4 e 5 receberão em fevereiro (2,25 milhões de pessoas)

– Beneficiários com NIS final 1, 2 e Grupos Populacionais Tradicionais Específicos (indígenas, quilombolas, ribeirinhos, extrativistas, pescadores artesanais, comunidades tradicionais, agricultores familiares e outros) receberão em março (3 milhões de pessoas)

O Ministério da Cidadania será responsável pela informação referente às novas datas.

Novo Bolsa Família

O Bolsa Família passará por uma reformulação em 2021. O anúncio foi realizado em um evento em um Recife, nesta sexta-feira (11) pelo Ministro Cidadania, Onyx Lorenzoni. De acordo com assessoria, todas as mudanças serão divulgadas até a terceira semana do último mês do ano de 2020.

A mudança é de um projeto existente desde 2004 e criado pelo Governo Lula. Contudo, segundo representantes do Governo Bolsonaro, o Novo Bolsa Família será mais abrangente e alcançará novos brasileiros em situação de vulnerabilidade.

Durante o evento, o Ministro citou sobre o andamento do programa e afirmou:

“A gente já trabalhava isso desde novembro do ano passado, quando eu ainda estava na Casa Civil. Depois que eu fui pra Cidadania, nós continuamos trabalhando. O programa está pronto, é um programa completamente diferente do que ele foi pensado originalmente, muito mais efetivo e que vai trabalhar com a promoção das famílias. Vai trabalhar com a emancipação através do emprego, além de trazer questões de mérito importantes para o programa.”

Fonte: O Norte/Agência Brasil

Leia mais...
Propaganda

Mais lidas