Conecte-se Conosco

Economia

⛽ MINAS ADERE A SUBSÍDIO DO DIESEL PARA FREAR ALTA DOS PREÇOS

Publicado

em

O governo de Minas Gerais confirmou adesão ao plano do governo federal que prevê subsídio para importação de diesel, como medida para conter a alta dos combustíveis.


💰 COMO FUNCIONA

A proposta estabelece um auxílio de R$ 1,20 por litro de diesel, dividido entre:

  • União: R$ 0,60
  • Estados: R$ 0,60

O impacto estimado é de R$ 3 bilhões em dois meses, com custo compartilhado entre governo federal e estados.


⚠️ POR QUE A MEDIDA FOI ADOTADA

A iniciativa surge após os estados recusarem a proposta de zerar o ICMS sobre o diesel, considerada inviável do ponto de vista técnico e fiscal.

Além disso, o preço do combustível disparou nas últimas semanas, impulsionado pela alta do petróleo no mercado internacional.


📊 OBJETIVO

  • Conter o aumento do diesel
  • Garantir abastecimento
  • Reduzir impacto no transporte e na economia

🧠 DECISÃO

Segundo o governo mineiro, a adesão foi tomada após debates técnicos no Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), buscando uma solução conjunta entre estados e União.


Fonte: Itatiaia

Publicidade
Publicidade

Política