Governo Federal
PF deflagra Operação Epagoge contra fraudes em licitações
Polícia Federal (PF), Ministério Público Federal e Controladoria Geral da União deflagraram nesta quinta-feira, dia 30 de janeiro a Operação Epagoge, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa suspeita de fraudar licitações. Há frentes de ações no Paraná, em Santa Catarina e São Paulo.
De acordo com a PF, há cerca de 75 policiais cumprindo 22 mandados de busca e apreensão com a ajuda de seis auditores nas cidades de Curitiba, Piraquara e Guaratuba (PR); no Balneário Camboriú (SC) e em São Paulo (SP).
Por meio de nota, a PF informa que a investigação iniciou em 2015, com a suspeita de que “empresas de um mesmo grupo estariam atuando mediante ajuste, prejudicando a concorrência em licitações promovidas pelo poder público, principalmente para a compra de eletrônicos”.
No decorrer do inquérito, os investigadores identificaram que algumas das pessoas jurídicas funcionavam no mesmo endereço e pertenciam aos mesmos proprietários, o que, segundo a PF, indicaria que empresas fictícias “atuavam candidatando-se simultaneamente no mesmo certame, a fim de viabilizar que uma delas fosse vencedora, com possibilidade de manipular os preços”.
Dados da CGU apontam que, entre 2010 e 2019, os valores contratuais envolvendo essas empresas participantes do grupo e o poder público ultrapassaram os R$ 60 milhões, informa a nota da PF, sem detalhar os órgãos que são alvo dessas investigações.
-
Administração1 dia atrás
TRANSPARÊNCIA OFUSCADA – CGU aponta que Nova Serrana é a 482ª cidade em transparência no Brasil
-
Brasil1 dia atrás
Covid-19: governo anuncia distribuição de mais 4,4 milhões de vacinas
-
Governo Estadual1 dia atrás
Prefeitos rebatem Zema sobre demora em imunização: ‘Problema é falta de vacina’
-
Benefício1 dia atrás
Prazo para contestar auxílio emergencial negado vai até o dia 12
-
Brasil1 dia atrás
Campanha de vacinação contra a gripe começa na segunda
-
Benefício1 dia atrás
Caixa paga hoje auxílio emergencial a nascidos em fevereiro
-
Brasil1 dia atrás
Fica a critério dos Estados e Municípios – decide STF sobre restrição a celebrações religiosas
-
Bom Despacho1 dia atrás
Prefeitura de Bom Despacho confirma dois casos positivos de febre chikungunya