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Omnichannel, como essa estratégia pode impactar em suas vendas!

Dênio Benfica

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Oferecer canais para compra online, melhorar e personalizar o relacionamento com o cliente não é mais uma novidade, isso se tornou quase que em um requisito básico para os negócios que querem sobreviver em um mercado cada vez mais agressivo e competitivo.

Entenda como a estratégia omnichannel pode ajudar você e seu negócio a venderem mais, tanto no e-commerce quanto na loja física. Por uma experiência de compra mais completa e com menos barreira entre o digital e o físico.

Isso porque o comportamento do consumidor mudou e o modelo de negócio também. Hoje todo esforço está voltado ao encantamento do cliente, a facilitar sua jornada de compra.

O que é Omnichannel?

Com foco total em proporcionar a melhor experiência de compra para o cliente, a estratégia Omnichannel usa simultaneamente os diferentes canais de comunicação interligados com uma linguagem única com objetivo de oferecer a mesma experiência de compra para o consumidor tanto on (digital) quanto off line (lojas físicas). O omnichannel integra os compradores às lojas físicas e também às lojas virtuais.

Para deixar clara a diferença entre uma experiência multicanal e uma experiência omnichannel:

Multicanal: utiliza mais de um canal de venda, exemplo loja física, site, aplicativo. Porém, eles não estão conectados. O que é feito em um canal o outro não tem a informação.

Omnichannel: é a utilização de todos os canais de venda de forma integrada convergida para proporcionar uma experiência. Exemplo, mesmo o cliente estando dentro da loja física, consultar a disponibilidade de um produto, compra-lo e escolher recebe-lo em casa. Um canal apoia o outro. Percebe como estão interligados?

Crosschannel: essa estratégia proporciona ao consumidor comprar o produto no site e retirá-lo na loja física. Não há competição entre os canais, eles se apoiam.

Para ilustrar ainda mais o conceito, quero compartilhar a estratégia que a Centauro utiliza em suas mais de 180 lojas espalhadas pelo Brasil. O cliente pode efetuar a compra pelo site, pelo aplicativo ou em uma loja física.

Caso seja necessário efetuar a troca do produto, a mesma pode ser feita em qualquer uma das lojas físicas. Além de poder escolher a loja mais apropriada, o cliente ainda pode experimentar o produto antes de trocar.

Fonte: Clube do trade

Por que investir nessa estratégia?

Porque o consumidor já é omnichannel. Graças ao avanço da tecnologia, ao crescimento da cobertura e conexão com a internet que deu acesso a grande parte da população rural de estar conectada a rede e as redes sociais.

De acordo com uma pesquisa do site: Lojas Virtuais e Sites 81% das pessoas antes de comprarem pesquisam na internet e redes sociais. Já uma pesquisa da Deloitte, aponta que 56% das vendas do varejo tem alguma influência de algum canal digital. Esses fatos comprovam o quanto o consumidor está atento e utilizando os canais que são disponibilizados e que contribuem para o uso da estratégia omnichannel.

Além de integrar todos os canais de comunicação e vendas referentes à marca, produto ou serviço, a estratégia ainda se preocupa em unificar a experiência do cliente em todas as plataformas que atua. Isso inclui mesmo preço, mesmas políticas de compra e entrega, banco de dados unificados e linguagem similar.

Mesmo sendo praticado por algumas empresas, implementar a estratégia omnichannel em seu negócio sei que não é uma tarefa nada fácil. Porém, pode lhe render grandes resultados e ser um grande diferencial estratégico e competitivo da sua empresa.

Tem dúvidas sobre o que é, como implementar a estratégia omnichannel em seu negócio ou precisa de ajuda? Pode entrar em contato comigo no @deniobenfica ou  (37) 99145-9936.

Eu sou Dênio Benfica, especialista em soluções criativas para pessoas e negócios. Nos vemos no próximo artigo, até lá!

 

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