Atualidade
Mudanças no Código de Trânsito começam a valer neste mês
Alterações entram em vigor no dia 12
Entram em vigor no dia 12 de abril as alterações promovidas no Código Brasileiro de Trânsito. As mudanças foram sancionadas pelo presidente Jair Bolsonaro em outubro do ano passado, quando ficou definido que a vigência passaria a ocorrer 180 dias após a sanção.
A partir de agora, os motoristas devem ficar atentos aos novos prazos de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ao número de pontos que podem gerar a suspensão de dirigir e à punição de quem causar uma morte ao conduzir o veículo após ter ingerido bebida alcoólica ou ter usado drogas.
Os exames de aptidão física e mental para renovação da CNH não serão mais realizados a cada cinco anos. A partir de agora, a validade será de dez anos para motoristas com idade inferior a 50 anos; cinco anos para motoristas com idade igual ou superior a 50 anos e inferior a 70 e três anos para motoristas com idade igual ou superior a 70 anos.
Haverá mudanças também na quantidade de pontos que podem levar à suspensão da carteira. Atualmente, o motorista que atinge 20 pontos durante o período de 12 meses pode ter a carteira suspensa. Agora, a suspensão ocorrerá de forma escalonada. O condutor terá a habilitação suspensa com 20 pontos (se tiver duas ou mais infrações gravíssimas na carteira); 30 pontos (uma infração gravíssima na pontuação); 40 pontos (nenhuma infração gravíssima na pontuação).
As novas regras proíbem que condutores condenados por homicídio culposo ou lesão corporal sob efeito de álcool ou outro psicoativo tenham pena de prisão convertida em alternativas.
Cadeirinhas
O uso de cadeirinhas no banco traseiro passa a ser obrigatório para crianças com idade inferior a dez anos que não tenham atingido 1,45 m de altura. Pela regra antiga, somente a idade da criança era levada em conta.
Recall
Nos casos de chamamentos pelas montadoras para correção de defeitos em veículos (recall), o automóvel somente será licenciado após a comprovação de que houve atendimento das campanhas de reparo.
-
Cidade2 dias atrás
Guarda Municipal prende advogado no exercício de sua função com uso de força e inquérito para averiguar irregularidade é instaurado
-
Cidade1 dia atrás
Nova Serrana e todas as demais cidades da macrorregião Oeste seguem na Onda Roxa do Minas Consciente
-
Colunistas1 dia atrás
As mazelas da CPI da pandemia
-
Câmara Municipal de Nova Serrana12 horas atrás
Copasa deve iniciar ligações de água em Nova Serrana nos próximos dias
-
Brasil1 dia atrás
Brasil deve receber mais de 842 mil doses da vacina da Pfizer em junho
-
Brasil1 dia atrás
Minas Gerais receberá medicamentos para suprir baixo estoque de sedativos
-
Economia1 dia atrás
Fiat dará férias coletivas a 1,9 mil funcionários do Polo Automotivo de Betim
-
Cidade1 dia atrás
Covid-19: boletim aponta que 73% dos leitos estão ocupados em Nova Serrana