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Calçados

Marcas brasileiras marcam presença em feira norte-americana

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O calçado brasileiro marcará presença em mais uma feira realizada em solo americano, desta vez 21 marcas nacionais serão expositoras na feira FN Platform, que ocorre em Las Vegas entre os dias 5 e 7 de fevereiro.

A iniciativa é uma promoção do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

A analista de Promoção Comercial da Abicalçados, Ruísa Scheffel, destaca que o mercado norte-americano é bastante competitivo, mas que o Brasil tem retomado espaço nos anos recentes. “A guerra comercial travada pelo governo de Donald Trump com a China tem feito com que os importadores de grandes grupos locais diversifiquem seus fornecedores. Com isso, o sapato brasileiro deve ganhar espaço”, comenta.

Segundo ela, outro fator importante de otimismo é a mudança na localização da mostra, que agora ficará em pavilhão mais próximo a WWD Magic, feira de vestuário que acontece paralelamente à FN Platform. “Desta forma, os compradores que procuram um pacote completo de vestuário e calçado poderão circular mais facilmente entre um pavilhão e outro, aumentando o fluxo de visitantes”, projeta.

Ruísa conta que no ano passado a feira gerou – entre negócios in loco e alinhavados – mais de US$ 4,7 milhões. Já os Estados Unidos foram o principal destino do calçado brasileiro no exterior em 2018, inclusive registrando incremento no último mês daquele ano, quando importou mais de 2 milhões de pares, número 50% superior ao registro do mesmo mês de 2017. “O movimento foi diferente nas exportações em geral, que registraram queda de 10%. Possivelmente, esse incremento já foi reflexo da guerra comercial travada com os chineses”, avalia a analista. No acumulado de 2018, porém, as exportações brasileiras para os Estados Unidos caíram 5% em relação a 2017, fechando em 10,8 milhões de pares.

América do Norte

Na edição de fevereiro de 2018, a MAGIC Week, semana na qual acontecem diversas feiras do segmento de moda – entre elas a FN Platform -, recebeu mais de 50 mil visitantes, a maior parte da América do Norte, com destaque para Estados Unidos e Canadá. “Porém, é uma feira de forte caráter internacional, que recebe marcas e compradores de mais de 30 países”, explica Ruisa.

A Analista ainda ressalta ainda a qualificação dos visitantes: 50% deles são de nível de diretoria e com poder de decisão. “Além disso, 55% dos compradores que visitam a mostra são de boutiques ou possuem redes com até seis lojas, que buscam produtos de maior valor agregado”, concluiu.00

Participam da FN Platform as marcas Rider, Cartago, Ipanema, Zaxy, Grendene Kids, Boaonda, Carrano, Vicenza, Werner, Kidy, Magia Teen, Petite Jolie, Ala, Zatz, Beira Rio Conforto, Moleca, Molekinha, Molekinho, Modare Ultraconforto, Vizzano e Schutz.

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