Conecte-se conosco

Cidadania

Justiça eleitoral cancela mais de mil títulos eleitorais em Nova serrana

Avatar

Publicados

em

Medida atinge eleitores que não votaram ou não justificaram ausência em três eleições consecutivas; situação pode ser regularizada no cartório eleitoral

Mais de mil títulos eleitorais de Nova Serrana foram oficialmente cancelados por ausência nas três últimas eleições segundo informou a justiça eleitoral.

A informação foi repassada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) nesta terça-feira, dia 27 de maio, sendo Nova Serrana a segunda cidade da região centro oeste com o maior número de títulos cancelados.

De acordo com os dados, entre os mais de 54 mil eleitores de Nova Serrana, cerca de 1.053 tinham seus títulos irregulares, destes apenas 41 realizaram a regularização e 1010 tiveram seus documentos cancelados.

Regularização

O eleitor interessado em saber se o título foi cancelado deverá consultar a situação no site do TSE, na área “Serviços ao Eleitor – Situação eleitoral – consulta por nome ou título”. O eleitor também pode verificar a situação do título comparecendo a qualquer cartório eleitoral com um documento de identificação com foto.

Segundo a Chefe do Cartório Eleitoral em Nova Serrana, Daniela Lacerda Naves Brandão, os eleitores que tiveram seu título cancelado devem comparecer ao cartório o quanto antes, para que seja regularizada a situação da documentação.

Chefe do Cartório Eleitoral em Nova Serrana, Daniela Lacerda Naves Brandão, informa que eleitores com título cancelado devem comparecer ao cartório o quanto antes, para regularizar a documentação

De acordo com Daniela “o quanto antes o eleitor vier ao cartório para regularizar o título eleitoral mais transtornos serão evitados, com o cancelamento do título o CPF do eleitor fica bloqueado e enquanto não se inicia o período eleitoral é mais fácil e rápido o atendimento que acontece em grande parte do dia sem filas para o cidadão”. Considerou Daniela Lacerda.

Ainda segundo Daniela “o processo de regularização é rápido, mas só pode ser feito diretamente no cartório que em Nova Serrana que atende das 12 as 18h, de segunda a sexta-feira”. Finalizou a chefe do cartório de Nova Serrana, Daniela Lacerda Naves Brandão.

Transtornos

O eleitor que teve o título cancelado poderá ser impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público e contrair empréstimos em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo Governo.

Ainda segundo o TRE a situação irregular pode gerar também dificuldades para inscrição, investidura e nomeação em concurso público; renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo Governo; obtenção de certidão de quitação eleitoral ou qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado, entre outras.

Cancelamentos no Centro-Oeste

Ao todo no Brasil foram 2.486.495 títulos cancelados, somente em Minas Gerais foram 226.761 documentos que não foram regularizados e assim foram cancelados pela Justiça Eleitoral.

Além de Nova Serrana as cidades de Divinópolis, Pará de Minas, Itaúna, Formiga e Lagoa da Prata foram as que mais tiveram títulos de eleitor cancelados na região centro Oeste.

Divinópolis foi a cidade com maior número de títulos cancelados. Com 163.331 eleitores a cidade teve 2421 documentos cancelados. Em segunda Nova Serrana com seus 1010 documentos cancelados e em terceiro, Pará de Minas que atualmente contabiliza 62901 eleitores teve 101 documentos cancelados.

Em quarto Itaúna, que atualmente conta com 69448 eleitores teve cancelados 877 títulos. Formiga vem logo em seguida com 54620 eleitores e 778 documentos cancelados e Lagoa da Prata com 35210 eleitores contabilizou o cancelamento de 735 títulos eleitorais.

 

 

Mais lidas