Conecte-se conosco

Economia

Inflação avança 0,87% em agosto, maior alta para o mês em 21 anos

Israel Silveira

Publicados

em

A republicação total ou parcial deste conteúdo é gratuita desde que citada a fonte com o link para o site do portal "opopularns.com.br" | A não citação da fonte com o link para o site implicará em medidas judiciais de acordo com a lei de direitos autorais 9610/98.

Apesar da desaceleração em relação a julho, índice de preços se aproxima dos 10% acumulado dos últimos 12 meses, mostra IBGE

A inflação oficial de preços no Brasil saltou 0,87% no mês de agosto. A alta é a maior para o mês desde 2000, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (9), pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O resultado do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) representa uma desaceleração em relação à variação de 0,96% nos preços no mês de julho.


Cesta básica sobe em 13 das 17 capitais pesquisadas, mostra Dieese

A inflação do mês foi novamente influenciada pelo preço dos combustíveis, com destaque para o etanol (+4,5%), gasolina (+2,8%), gás veicular (2,06%) e óleo diesel (1,79%). Os avanços fizeram dos transportes o grupo com a maior alta de preços do período, de 1,46%.

André Filipe Guedes Almeida, analista responsável pela pesquisa, explica que o preço da gasolina segue influenciado pelos reajustes aplicados nas refinarias de acordo com a política de preços da Petrobras.

“O dólar, os preços no mercado internacional e o encarecimento dos biocombustíveis são fatores que influenciam os custos, o que acaba sendo repassado ao consumidor final”, ressalta ele. No ano, a gasolina acumula alta de 31,09%, o etanol de 40,75% e o diesel de 28,02%.

* Fonte: R7.com
Leia mais...
Propaganda

Mais lidas