Conecte-se conosco

Governo Municipal

GCM recebe treinamento em Belo Horizonte para implantação do Grupamento GFOP

Avatar

Publicados

em

Agentes da Guarda Municipal de Nova Serrana estiveram na ultima semana em Belo Horizonte onde participaram do curso de Fiscalização da Ordem Pública.

O curso foi ministrado pelos Agentes do Departamento de Ordem Publica da Guarda Civil de Municipal de Belo Horizonte (GCMBH) e contou com aulas teóricas e também práticas e teve como objetivo capacitar os agentes para atividades especializadas de controle de distúrbios e de policiamento em eventos de grande porte, além de prevenção a invasões, ações de fiscalização urbana e ocorrências com maior nível de periculosidade.

Os Guardas Municipais conheceram técnicas de formação e comando para intervenção em tumultos coletivos. Entre as ações ministradas teve destaque o uso correto da força tática, com treinamento para o emprego de armamentos químicos de efeito moral: bombas de gás lacrimogêneo, spray de pimenta e granadas de luz e som (que desorientam e distraem o alvo ao emitir um forte estouro, seguido de um flash de luz, usadas normalmente em resgates de reféns ou em contenção de rebeliões).

Segundo informado pelo secretário Municipal de Defesa Social, Adilson Pacheco, o treinamento foi fundamental para que os guardas municipais saibam como funcionam os armamentos químicos e quais são as reações físicas causadas por eles, para poderem utilizá-los da forma correta e no momento certo.

Conforme informado por Adilson durante o treinamento foram criadas algumas situações controladas, como a câmara de gás, onde os agentes tiveram contato direto o com o gás lacrimogêneo e o spray de pimenta. Ainda munidos de escudos e bastões, os guardas municipais aprenderam também técnicas de escolta, ataque e defesa.

Para finalizar o curso, todos os guardas foram submetidos a uma simulação de conflito, com uso de bombas de efeito moral e granadas de luz e som.

Todos os Guardas receberam a capacitação e os devidos treinamentos e ficaram aptos para implantação na cidade do Grupamento de Fiscalização da Ordem Pública (GFOP).

Por fim foi ainda informado que o curso aconteceu após assinatura do termo de cooperação técnica entre a Secretária de Defesa Social de Nova Serrana e o Comando da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte.

Finalizando o secretário Adilson Pacheco, ressaltou que “a atividade pode proporcionar o intercambio de informações, visando o melhoramento dos trabalhos e ações diárias em Nova Serrana, bem como estreitar e fortalecer o relacionamento institucional entre a nossa Guarda Civil Municipal com a Guarda Civil da Capital”. Finalizou.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Mais lidas