Conecte-se conosco

Sem categoria

Doe Sangue, salve vidas no Carnaval

Avatar

Publicados

em

A republicação total ou parcial deste conteúdo é gratuita desde que citada a fonte com o link para o site do portal "opopularns.com.br" | A não citação da fonte com o link para o site implicará em medidas judiciais de acordo com a lei de direitos autorais 9610/98.

A pedido do Hemominas, Projeto Doe Sangue Doe Vida em Nova Serrana, realiza primeira edição da campanha em 2019 no sábado de carnaval.

O carnaval é um período em que as sinuosas estradas mineiras apresenta um dos maiores índices de acidentes. A mistura de bebidas alcoolicas e direção geralmente não acabam bem nas estradas mineiras e neste período aliado a folia sempre se tem um elevado número de registros de incidentes.

Neste período existe ainda um significativo aumento de outros tipos de ocorrências como brigas que terminam em lesões corporais graves, com facadas, tiros e outros tipos de ferimentos que podem causar uma significativa perda de sangue.

Diante a esse quadro, que se vivência durante o período de carnaval o Hemominas em parceria  com  vereador Pr. Giovane Máximo (MDB) realizam no próximo dia 02 de março a primeira edição do projeto Doe Sangue Doe Vida em Nova Serrana.

Segundo informado pelo vereador a iniciativa da realização nesta data partiu do próprio Hemominas diante da necessidade de renovação do estoque no banco de sangue. “A pedido do próprio Hemominas estaremos realizando essa etapa do programa, a própria instituição disponibilizou e abriu as portas para que a doação de sangue aconteça no sábado dia 02 de março antes do carnaval para que o banco de sangue seja abastecido para esse período do ano que é historicamente e infelizmente o que apresentar maior demanda de sangue no Brasil”, considerou Pr. Giovane.

Cabe ainda ressaltar que a data da realização foi escolhida pelo próprio Hemominas. “Nos sábados habitualmente não é feita a coleta de sangue, contudo o Hemominas abriu essa possibilidade pela demanda que é grande nesse período, inicialmente realizaríamos a campanha neste sábado dia 23, mas a pedido da própria instituição foi agendado para o dia 02 de março, na próxima semana”, informou o vereador.

Pr Giovane finalizou ainda fazendo a convocação da população a participar desta edição do projeto, ressaltando que a atitude é simples e faz toda a diferença. “Temos a meta de conseguirmos pelo menos 50 doadores nesta edição. O Ato de doar sangue é simples e salva vidas. Precisamos muito do apoio popular principalmente por ser uma campanha realizada focada no carnaval, por isso convocamos a todos que se disponibilizem, queremos ter o bom problema de levarmos 150, 200 pessoas para a doação de sangue, precisamos que a população abrace a causa e que todos entendam que esse gesto de generosidade será determinante para que vidas em nossa região sejam salvas”, finalizou Pr. Giovane Máximo.

Data, horário e detalhes sobre doação

Segundo informado é necessário que os interessados entrem em contato com o projeto Doe Sangue Doe Vida e agende a sua participação nesta edição da campanha.

A saída para o Hemominas está marcada para as 6h30, partindo da praça Tito Pinto da Fonseca, passando na rodoviária por volta das 6h45.

É importante ressaltar que os voluntários não tem custos de locomoção, sendo gratuito o transporte para realização da doação de sangue.

Para agendar e/ou obter mais informações sobre a campanha, os interessados podem entrar em contato com os organizadores pelos telefones (37) 99979-8778, (37) 99143-7815, (37) 99173-7877 e 37 3225-9215.

Doação de sangue

A Fundação Hemominas recebe e avalia os candidatos à doação de sangue para verificar quem se encontra ou não apto a doar, segundo critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e órgãos internacionais de Acreditação.

Os candidatos passam por procedimentos como conscientização, cadastro, triagem clínica, triagem hematológica, e aqueles considerados aptos são encaminhados para a coleta do sangue.

O sangue doado será fracionado e destinado a transfusões de pacientes em tratamento na própria Fundação e/ou de instituições de saúde públicas e/ou privadas.

Quem pode doar

Para doar é necessário que que o candidato tenha entre 16 e 69 anos. Mas, atenção! Se o candidato à doação de sangue tem entre 16 e 17 anos ou mais de 60 anos, é importante conhecer as Normas e documentos necessários para doação de sangue.

É necessário que os candidatos estejam em boas condições gerais de saúde, com um estilo de vida saudável e não se expõe a situações com risco acrescido para aquisição de doenças infecciosas e sexualmente transmissíveis.

É necessário que o candidato tenha peso acima de 50 kg e no caso das mulheres não há restrições para período menstrual ou em uso de anticoncepcionais.

Impedimentos para doação

Há várias situações que impedem a doação de sangue definitiva ou temporariamente. Entre elas, o peso, algumas doenças, medicamentos, gravidez, uso de drogas injetáveis, situações de risco acrescido para doenças infecciosas  e sexualmente transmissíveis, ingestão de bebidas alcoólicas etc.

Leia mais...
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe uma resposta

Mais lidas