Conecte-se conosco

Divinópolis

Divinópolis registra o 30º tremor de terra na cidade

Publicados

em

Um novo tremor de terra foi registrado em Divinópolis, na região Centro-Oeste de Minas Gerais, nesta quinta-feira (20). Esse foi 30º tremor registrado na cidade neste ano, segundo dados da Rede Sismográfica Brasileira (RSB). As informações são do jornal O Tempo.


De acordo com a Universidade de São Paulo (USP), o fenômeno teve uma magnitude de 2.2 na Escala Richter, o que é considerado um tremor baixo.

O primeiro termor de terra no município ocorreu no dia 10 de janeiro. Os fenômenos tiveram variações de 1.6 até 3.0 na escala Richter, valores considerados como de menor potencial.

O epicentro dos tremores na cidade fica no bairro Candidés, segundo a USP, que recebeu cerca de 500 relatos de moradores do local.

Abalos em Minas

Pequenos tremores em Minas são mais frequentes do que a média brasileira. O Centro Sismologia explicou que, no passado, já ocorreram tremores de magnitude de até quase 5 no Estado, principalmente na região Norte.

Conforme levantamento do Centro de Sismologia, em São Francisco, em 1931, o sismo foi de magnitude 4.9, mesma intensidade de Itacarambi, em 2007. Já em Montes Claros, em 2012, o tremor foi de 4.

“Sismos acima de 4, como esses anteriores, podem causar pequenos danos em algumas casas (trincas em paredes, queda de reboco e de telhas)”, explicou o órgão da USP.

Mais lidas