Conecte-se conosco

Defesa civil

Chuvas severas com até 200mm de volume e possibilidade de granizo são esperadas em todo o Estado de Minas Gerais

Avatar

Publicados

em

O Governo de Minas por meio do Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (SIMGE) e  Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Ingam) emitiu nesta quarta-feira um alerta quanto a possibilidade de chuvas severas no Estado.

Conforme o comunicado em determinadas regiões do estado, poderá ocorrer pancadas de chuvas que podem variar em um volume de 100 mm á 200mm.

Segundo informado o centro-oeste mineiro sendo a região entre as cidade de Divinópolis e Bom Despacho uma das áreas de risco quanto as chuvas severas.

No comunicado foi informado que “a formação de um sistema de baixa pressão na costa da região Sudeste do país, somado a passagem de Cavados, nos médios níveis da atmosfera, áreas de convergência, nos baixos níveis, aliado a disponibilidade de água precipitável e de valores altos de CAPE, ajudam a manter uma Zona de Convergência do Atlântico Sul sobre o Sudeste do país, decorrendo em tempestades severas nas mesorregiões em todo estado mineiro”.

Foi considerado que “o padrão atmosférico deverá gerar acumulados expressivos de precipitação, entre 100 e 150mm, com pontos podendo mesmo atingir valores próximos aos 200mm, na faixa do estado que compreende as meso Noroeste, Norte, Central, Oeste, Campo das Vertentes, Zona da Mata, nordeste do Sul de Minas, Vale do Rio Doce e porções sul do Mucuri e Jequitinhonha”.

Conforme o comunicado “entre o Sul Minas e a porção sul da Zona da Mata, a passagem de um Cavado de onda curta, no período da noite/madrugada, deverá culminar em tempestades severas com ocorrência de granizo. Em Belo Horizonte e RMBH, tempo instável, com variação da nebulosidade e chuva intensa, a partir da noite/madrugada, com acumulados significativos de precipitação. Tempestades embebidas, localmente fortes, poderão ocorrer a partir da tarde”.

As tempestades Severas, por definição, são temporais com capacidade de provocar granizo, vendavais, tornados, raios e chuva torrencial. Os níveis de Severidade são quatro: sendo o nível 1, o mais fraco, e o nível 4 o mais severo. “Foi identificada possibilidade de Tempo Severo em todo o estado de Minas, para o período de vigência deste boletim de previsão”.

Por fim foi apontado que  “as cidades mais populosas que poderão ser atingidas, são: Belo Horizonte e RMBH, Frutal, Ituiutaba, Uberlândia, Patrocínio, Uberaba, Araxá, Passos, Pimhui, São Sebastião, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Alfenas, Campo Belo, Varginha, São Lourenço, Lavras, Andrelândia, Juiz de Fora, São João del Rei, Oliveira, Formiga,, Divinópolis, Bom Despacho, Patos de Minas, Paracatu, Três Marias, Pará de Minas, Itaguara, Conselheiro Lafaiete, Barbacena, Cataguases, Ubá, Viçosa, Muriaé, Ouro Preto, Ponte Nova, Manhuaçu, Itabira, Sete Lagas, Curvelo, Pirapora, Unaí, Januária, Montes Claros, Bocaiúva, Grão Mogol, Janaúba, Salinas, Pedra Azul, Almenara, Araçuaí, Nanuque, Teófilo Otoni, Peçanha, Governador Valadares, Conceição do Mato Dentro, Ipatinga, Caratinga e Aimorés”.

Cabe ressaltar que o aviso de chuva  tem validade para as próximas 24 horas com volumes de chuva significativos em áreas da porção centro/norte/oeste/leste, com acumulados entre 100 – 150mm, nas próximas 24 horas, não se descartando acumulados próximos aos 200mm, nas cidades de Belo Horizonte e RMBH, Frutal, Ituiutaba, Uberlândia, Patrocínio, Uberaba, Araxá, Passos, Pimhui, São Sebastião, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Alfenas, Campo Belo, Varginha, São Lourenço, Lavras, Andrelândia, Juiz de Fora, São João del Rei, Oliveira, Formiga,, Divinópolis, Bom Despacho, Patos de Minas, Paracatu, Três Marias, Pará de Minas, Itaguara, Conselheiro Lafaiete, Barbacena, Cataguases, Ubá, Viçosa, Muriaé, Ouro Preto, Ponte Nova, Manhuaçu, Itabira, Sete Lagas, Curvelo, Pirapora, Unaí, Januária, Montes Claros, Bocaiúva, Grão Mogol, Janaúba, Salinas, Pedra Azul, Almenara, Araçuaí, Nanuque, Teófilo Otoni, Peçanha, Governador Valadares, Conceição do Mato Dentro, Ipatinga, Caratinga e Aimorés.

Mais lidas