Conecte-se conosco

Entidades

APHINS é Criada em Nova Serrana

Avatar

Publicados

em

A Associação do Patrimônio Histórico de Nova Serrana (APHINS ) foi criada no município, e no último sábado, dia 21 de novembro,  o grupo formado reuniu na sede da AMAR, onde foi apresentado as propostas do Estatuto, o que o já está guardado e como acontecerão as atividades.

Segundo informado a APHINS “é uma instituição sem fins lucrativos e de iniciativa privada, tem como objetivos: Promover a guarda de materiais, fotos, documentos, objetos e afins, que remetem à história local ou que dela seja testemunha; Prestar serviços, programas e projetos educativos, culturais e recreativos na perspectiva de preservação e divulgação da história local; Prestar serviços de assessoramento, capacitação e formação continuada no que se trata de atividades artísticas, educacionais e culturais sobre Nova Serrana; Propiciar ao público o acesso à cultura, à arte, à educação, à pesquisa e ao lazer”.

De acordo com os membros da APHINS, “o local de funcionamento ainda não foi decidido, mas o local escolhido será apenas para a guarda do material recolhido, catalogado e guardado”.

Conforme explicado, a iniciativa surgiu a partir das exposições do Memorial da Paróquia de São Sebastião que aconteceu desde 2017 e se estenderá até 2024, quando a Paróquia comemorará os cem anos de instituição.

“Diante da quantidade de materiais e documentos em situação vulnerável, foi proposto e está se consolidando esta instituição”. Foi explicado pelos menos da associação.

Por fim cabe ressaltar que o grupo conta com diversas representações e principalmente um número significativo de historiadores e pesquisadores sobre a história local, a presidência fica a cargo do Sr. Gilson Bessas.

Mais lidas