Conecte-se conosco

Cidadania

APAE celebra Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Avatar

Publicados

em

A republicação total ou parcial deste conteúdo é gratuita desde que citada a fonte com o link para o site do portal "opopularns.com.br" | A não citação da fonte com o link para o site implicará em medidas judiciais de acordo com a lei de direitos autorais 9610/98.

Ações visam a socialização de pessoas Deficiência Intelectual e Múltipla e ainda, propõe debate e engajamento da sociedade com a causa

Teve início nesta terça-feira, dia 21 de agosto as celebrações referentes a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, e em Nova Serrana a celebração terá como tema “família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas.”

Em Nova Serrana as celebrações são organizadas pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae ) que programou diversas ações entre os dias 21 e 28 de agosto.

Segundo divulgado pela APAE as celebrações tiveram como início o uso da tribuna na 26ª Reunião Ordinária da Câmara de Nova Serrana. Hoje dia 22 de agosto a entidade realizará a Expoartes na sede da APAE, recebendo as 18h30 autoridades locais, alunos da Fans e familiares, já as 19h30 a unidade receberá a catequese do Romeu Duarte e os alunos da UNA.

Amanhã quinta-feira, 23 de agosto, serão realizadas ações durante todo o dia, começando por um momento de inclusão com a visita dos alunos da E.M. Maria Alves de Brito às 8h.

No período da tarde, as 13h os alunos da APAE visitam a E.E. Maria Zeli. No período noturno será realizada uma palestre as 18h, tendo como assunto abordado o tema da campanha deste ano.

Na sexta-feira serão realizadas atividades internas com os alunos da instituição e no sábado dia 25 de agosto, uma missa de Ação de Graças será celebrada.

Ainda se tratando de ações religiosas no domingo dia 26, um culto será celebrado na Igreja Batista Nacional Cristo Vive. E já no dia 27, será dada entrevista e divulgação sobre o tema trabalhado neste ano, em veículos da imprensa.

A semana será encerrada na próxima terça-feira, dia 28 e agosto em um momento de inclusão doa alunos da Apae em visita a E.M. Eliana Francisca.

A diretoria da instituição ressalta que a população está convidada a participar de toda a celebração e ações relacionadas a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

Tema

O tema escolhido neste ano tem uma importância impar diante das ações da Apae e isso porque a própria criação da entidade foi dada através do protagonismo de famílias que optaram em atuar por melhores condições para os portadores de deficiências.

Segundo divulgado pela APAE de Nova Serrana, “A primeira Apae no Brasil resultou do protagonismo das famílias das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, devido a ausência de Políticas Públicas, para esses cidadãos, em nosso País. Em decorrência, hoje, em 2.178 Apaes, mais de 350.000 famílias encontram-se atendidas na Rede Apae, um Movimento que cresceu, ficou adulto e está iniciando a terceira idade aos 63 anos de existência. Em toda a sua caminhada histórica, inúmeras bandeiras foram levantadas, muitas derrotas e muitas conquistas vêm acontecendo”. Divulgou.

Ainda segundo o material divulgado pela instituição “a escolha do tema “Família e Pessoa com Deficiência, Protagonistas na Implementação das Políticas Públicas” para a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla de 2018, vem reafirmar no contexto desse Movimento, a importância da participação da família, em todos os processos de vida de seus filhos, seja educacional, de desenvolvimento, de habilitação e reabilitação, e demais projetos como na gestão das Apaes”. Considera.

Semana Nacional

A Semana Nacional tem o objetivo de estimular o debate e colocar a sociedade em reflexão sobre a importância da inclusão. A Lei 13.585 é resultado de projeto apresentado na Câmara pelo deputado federal Eduardo Barbosa, que é membro do Conselho Consultivo da Fenapaes

Visando a conscientização, a ação acontece todos os anos durante o período de 21 a 28 de agosto com o objetivo de abrir debates e colocar a sociedade em reflexão no dever da igualdade para inclusão.

Com base no tema “Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas” a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2018 vem para reafirmar no contexto desse Movimento, a importância da participação da família, em todos os processos de vida se seus filhos. seja educacional, de desenvolvimento, de habilitação e reabilitação, e demais projetos como na gestão das Apaes.

Em Nova Serrana os interessados em participarem dos trabalhos da instituição e/ou promoverem doações a entidade podem entrar em contato pelo telefone 37-32262497 ou pelo email novaserrana@apaemg.org.br.

P U B L I C I D A D E 

Leia mais...
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe uma resposta

Mais lidas