Conecte-se conosco

Cidadania

APAE convoca população para debate e conscientização

Avatar

Publicados

em

Na última terça-feira, dia 21 de agosto, na Câmara de Nova Serrana a APAE deu o start para as ações da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Utilizando a tribuna livre, uma das diretoras da unidade, Ilma Vitor Martins Cabral, iniciou a semana de conscientização expondo carências sociais vivenciadas em Nova Serrana.

O discurso da diretora teve um tom ameno e amigável, mas não deixou de cobrar da sociedade maior respeito e consideração pelos portadores de deficiência em Nova Serrana. “Hoje viemos aqui para lembrar a todos vocês que nós existimos, estamos aqui, pessoa com deficiência intelectual e múltipla. Todos os anos realizamos essa semana para lembra que a pessoa com deficiência está ai e precisa da ajuda de vocês, principalmente dos legisladores”. Disse Ilma.

A primeira Apae foi fundada por uma mãe que veio dos Estados Unidos da América e não tinha um lugar para colocar seu filho com síndrome de Down. A partir dai o trabalho resultou em uma entidade que hoje mais de 350 mil famílias em todo o país.

Contudo apesar da atuação da entidade a sociedade continua com os olhos fechados para a representatividade e importância de se levar em conta os direitos dos portadores de deficiência.

A diretora mostrou para os edis que em Nova Serrana, cidade em pleno desenvolvimento, a atenção com os deficientes não é tão significativa quanto deveria. “A semana é um momento de reflexão para que as pessoas percebam, se sensibilizem e cabe a todos essa semana que participem desse movimento em nossa cidade que é tão acolhedora. Mas ainda assim existe essa necessidade como exemplo, está acontecendo mudanças no trânsito e deixo a pergunta, no conselho tem alguém que representa a pessoa com deficiência? Esta mexendo com o transito da cidade e nós falamos de acessibilidade, o que é garantido por lei, se soltarmos um portador de deficiência que utiliza transporte móvel, ele consegue ter acessos a todas as repartições públicas?” Questionou a diretora.

Seguindo na reflexão Ilma apontou que os portadores de deficiência “têm direitos de exercerem sua cidadania, mas primeiro eles tem que ter condições de ter amplo acesso aos espaços público. “Não podemos fazer mudanças para inglês ver. É através da inclusão que os portadores de deficiência vão ter garantido seu direito de ter acesso a qualquer ambiente, isso é direito. A melhor forma de assegurarmos a transformação dessa realidade é através da prática social e com o apoio de vocês vamos conseguir obter essa realidade. A Apae de Nova Serrana vem aqui dizer: Oi existimos e precisamos de você.” Reforçou Ilma.

Finalizando a representante da Ape afirmou que “cada um dos vereadores tinha uma abandeira quando foram eleitos, que mantenham isso, mas que adicionem a essa bandeira a causa de famílias que necessitam de apoio por terem portadores de deficiências. Eles não precisam de caridade, não são coitados, precisam de uma posição firme na defesa das causas relacionadas às políticas públicas para os portadores de deficiências”. Exclamou Ilma.

Finalizando, Ilma ponderou que a Apae “está trabalhando em prol da educação para a pessoa mais velha, porque a pessoa com deficiência hoje existe está ficando velha e precisa de políticas na área de assistência social e sua família também. A família precisa de ser apoiada, é uma luta árdua e somente quem vive ela sabe. Precisamos de ouvir as famílias e nos sensibilizar para essas necessidades”. Finalizou.

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Ainda durante a reunião ordinária, os membros da Apae presentes na solenidade convidaram os vereadores e toda a população a participarem das ações que serão promovidas até o próximo dia 28 de agosto.

O cronograma completo das atividades foi divulgado por esse Popular na edição da última quarta-feira, dia 22 de agosto, e os interessados encontram ainda no site do jornal O Popular, no endereço eletrônico www.opopularns.com.br

A republicação total ou parcial deste conteúdo é gratuita desde que citada a fonte com o link para o site do portal "opopularns.com.br"
A não citação da fonte com o link para o site implicará em medidas judiciais de acordo com a lei de direitos autorais 9610/98.
Leia mais...
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe uma resposta

Mais lidas