Conecte-se conosco

Policial

60º Batalhão da Polícia Militar realiza campanha educativa e orienta populares sobre cuidados para evitar furtos de motocicletas e veículos

Avatar

Publicados

em

Segundo publicado pelo portal R7 no ano de 2018 o Estado de Minas Gerais obteve uma média de 42 roubos/furtos de motocicletas por dia. Os números repassados apontam que cerca de 12.700 motocicletas foram furtadas ou roubadas somente em 2018.

Conforme apontado pela Policia Militar, os índices de furtos de motocicleta sofrem um pequeno aumento neste período do ano, e de tal forma a PM inicia em Nova Serrana um trabalho preventivo quanto aos cuidados a serem tomados para diminuir os riscos de furto de motocicleta e automóveis no município.

Segundo considerações feitas pela Polícia Militar, por meio do setor de comunicação organizacional do 60º Batalhão de Polícia Militar, grande parte dos incidentes pode ser evitado, e alguns cuidados auxiliam e muito as unidades de segurança, quanto a recuperação do veículo e prisão de suspeitos.

O serviço de inteligência da PM em Nova Serrana identifica que pequenas ações podem garantir a segurança do seu veículo. “O serviço de inteligência trabalha não somente para recuperar o veículo, mas também avalia toda a situação pela qual o crime foi cometido, em Nova Serrana por exemplo identificamos que existe muitos furtos sendo cometidos em portas de fábrica, enquanto o proprietário do veículo está trabalhando, então detalhes quanto as condições nas quais a motocicleta e até mesmo o automóvel são estacionados faz toda a diferença”, apontou Tenente Rodolfo.

De acordo com o tenente em primeiro lugar a população deve ficar atenta quanto as condições pela qual estaciona o veículo e sempre evitar, deixar a chave na ignição quando descer ou parar o veículo, não estacionar em locais ermos e sem iluminação, observar a presença de pessoas suspeitas, e até mesmo a utilização de equipamentos de segurança como trancas, cadeados, corta correntes e sistema de rastreamento.

Foi ainda ressaltado pelo setor de comunicação que diante de casos de furto, os proprietários devem acionar a Polícia Militar pelo 190 e de forma calma responder os questionamentos que forem feitos. “Ao acionar o 190 alguns questionamentos serão feitos. Perguntas como, por quanto tempo a motocicleta ou o veículo ficou estacionado, se o documento do veículo estava guardado dentro do mesmo, características exclusivas do veículo como algum amassado, adesivo, algum detalhe que auxilie na identificação,  e até mesmo características de pessoas suspeitas que possam ter sido vistas por vizinhos ou populares nas proximidades do local do furto, pois essas são questões que dão subsidio a polícia a iniciar imediatamente um rastreamento que pode culminar na recuperação do bem subtraído”, finalizou o tenente.

Confira abaixo algumas dicas de segurança repassadas pela Polícia Militar.

Mais lidas