Conecte-se conosco

Educação

15 mil alunos e material escolar para todos

Avatar

Publicados

em

Em entrevista exclusiva secretária de educação garante que nenhum aluno ficará sem estudar por falta de material escolar

 A volta as aulas em Nova Serrana foi oficialmente realizada na última segunda-feira, dia 11 de fevereiro e diante de questionamentos e necessidades de pais e responsáveis que chegaram a nossa redação, o jornal O Popular entrou em contato com a secretária Municipal de Educação, que em uma entrevista exclusiva afirmou, “os pais podem ficar tranquilos que por falta de material nenhuma criança em Nova Serrana deixará de estudar. Confira a entrevista.

Jornal O Popular (OP) – Secretária, as aulas voltaram e qual o tamanho do desafio que aguarda a pasta para este ano?

Neusa Gomes (Neusinha) – Bom, é sempre muito bom para a secretaria e prefeitura poderem considerar, apontar esclarecer e dimensionar a população do que realmente tem acontecido em Nova Serrana. Neste ano temos um desafio que é garantir aprendizado para as crianças. A cidade tem um perfil atípico e ainda não temos como mencionar ao certo quantidade exata de aluno que teremos. Veja bem, em 2017 tivemos um crescimento de 8% da demanda de novas vagas, já em 2018, o crescimento registrado foi de 2,5%, até o final deste mês teremos números mais exatos.

OP – Mas existe uma projeção; com quantos alunos foi encerrado o ano de 2018?

Neusinha – Sim, existe uma projeção e um planejamento que vai se adequando a demanda que vamos registrando. Em 2018 encerramos o ano com 13.702 alunos na rede municipal de ensino, acreditamos que teremos de 14.500  a 15 mil alunos aproximadamente em 2019. Isso vai variar do crescimento da cidade, somos um município que tem oferta de emprego e isso atrai famílias de todas as regiões e até do Brasil, como todos sabem.

OP – Cerca de 15 mil alunos e uma crise financeira que foi desencadeada pela retenção de repasses do Governo de Minas. Os pais e responsáveis estão questionando se os alunos receberão materiais escolares como em ano anteriores.

Neusinha – Foi importante isso ser abordado, este ano não vamos dar as mochilas, vimos que a maioria não utilizava, e elas acabavam sendo usadas pelos pais ou terceiros para levar utensílios. Entendemos que isso também faz parte do fato de que os pais querem dar uma mochila mais bonita para os filhos buscando estimular os estudos. Mas quero ressaltar e tranquilizar a todos que nenhum aluno deixará de estudar por falta de material. Todos os pais podem procurar a secretaria das escolas e solicitarem o material para os filhos, que ele já está disponível nas unidades. Cadernos, lápis, borracha toda a estrutura de material escolar desde a creche, porque consideramos alunos já no berçário, até o 9º ano tem o material garantido.

OP – O Material é para todos ou somente os que não têm condição financeira?

 Neusinha – O material é para todos, muitas vezes um pai tem condições de comprar, mas está apertado ou ainda não recebeu, ele pode procurar a secretaria da escola e solicitar que o material será entregue. Caso esteja em falta em alguma unidade os pais podem ligar na secretária e informar isso que tomaremos providências. É importante também salientar que o ideal é que os pais não mandem os filhos pedirem, que os responsáveis procurem a secretaria. Os professores também estão orientados a perceberem as limitações e intervirem junto a diretoria. Também é importante ressaltar que entendemos que muitos optam por comprar o material para seus filhos, dai deixamos uma lista que é opcional e não obrigatória, como falei anteriormente nenhum aluno deixará de receber um ensino de qualidade devido a material em Nova Serrana.

OP – Além do material, a merenda também está garantida?

 Neusinha – A merenda é igualitária para todas as escolas e ela é oferecida em todas as unidades municipais. Algumas escolas têm o privilégio de terem um melhor espaço físico e devido a isso elas têm suas próprias hortas, o que contribui para a merenda, mas de forma geral, todas as escolas terão assim como nos anos anteriores uma merenda de qualidade ofertada a todos os alunos.

OP – Relacionado a estrutura de ensino, houve melhorias?

 Neusinha – Sim em meio à dificuldade que vivenciamos evoluímos e melhoramos a condição de ensino. Primeiro quero lembrar que todos os alunos terão o seu material didático. Os livros são para uso pessoal e particular do aluno, somente para educação infantil investimos R$ 160 mil na aquisição de material que é utilizado pelos alunos. Também reativamos laboratórios de informática e abrimos novos laboratórios. Reativamos o laboratório de informática das escolas do Moreiras, Capão, São Geraldo e montamos os laboratórios do São José, Cidade Nova e Frei Paulo.

OP – Quanto a oferta de Vagas, houve ampliação?

 Neusinha – Sim houve ampliação, mas temos que ressaltar ainda que temos a obrigação de alocar todas as crianças e oferecer o ensino de qualidade. Construímos duas salas no Itapuã, duas no Boa Vista, mudamos o local da escola Dioneta Batista que agora comporta mais de 700 vagas e ali alocamos os alunos que estavam no anexo do Poli Esportivo Ápio Cardoso. Temos ainda que ressaltar que temos a escola do Cidade Nova que deve ser entregue a população entre os meses de abril e maio e também a da comunidade de Capão que deve ser entregue a população no mesmo período.

OP – Para finalizar houve mudanças quanto a faixa etária de atuação nas unidades assim como aconteceu no ano passado?

 Neusinha – Nossa cidade tem suas particularidades de desenvolvimento e cada região cresce de uma forma diferente, temos bairros com um grande crescimento populacional e outras com um crescimento mais contido. Esse ano, por exemplo, temos o Moreiras com salas de aula pequenas para 12 alunos, lá acordamos com a população que os alunos acima do 6º ano serão transportados para abrirmos vagas para as crianças pequenas. Essas mudanças acontecem pelo fato de que cada zoneamento do município tem seu crescimento de uma forma diferente. Nesse caso os alunos maiores são mais tranquilos de serem transportados e assim foi explicado e determinado com a comunidade.

OP – Secretária Obrigado pela entrevista! Deixamos o espaço agora para suas considerações finais.

 Neusinha – A escola tem que ser um ambiente saudável, um ambiente prazeroso para todos os alunos, pegamos escolas que mais se pareciam com presídios, salas com ambiente sem ao menos uma pintura atrativa. Nosso papel é tornar o ambiente qualificado e estimulante para os alunos, entendemos que temos o compromisso de proporcionar para os alunos um ensino de qualidade e um ambiente educacional sadio, para que a criança tenha real condição de aprender. Esse é nosso foco como pasta, dar as crianças o ambiente mais qualificado possível para que elas possam aprender e se tornarem os cidadãos que farão a diferença em nossa sociedade.

Mais lidas