Conecte-se conosco

Educação

Devido à intervenção em telhado Escola Municipal do bairro Cidade Nova terá aulas suspensas

Avatar

Publicados

em

Segundo prefeitura medida será tomada por precaução pois não há risco de desabamento

Após denuncias e reclamações de populares, encaminhados a vereadores e a imprensa de Nova Serrana, apresentando a falta de segurança do telhado da Escola Municipal Professora Marta Duarte a prefeitura Municipal emitiu um comunicado informando que a unidade terá as atividades suspensas.

Segundo nota enviada pelo executivo a medida foi tomada “a fim de tranquilizar pais, alunos e servidores da Escola Municipal Professora Marta Duarte, no bairro Cidade Nova, o prefeito Euzebio Lago determinou que seja feita uma intervenção no telhado da unidade de ensino neste sábado, dia 16 de fevereiro”.

Ainda segundo informado o prefeito ainda determinou a suspensão das aulas nesta quinta e sexta-feira, dias 14 e 15 de fevereiro. Contudo as atividades na escola retornam normalmente na segunda-feira dia 18 de fevereiro.

Conforme dito pela prefeitura parte do telhado da escola apresenta um abaulamento, mas de acordo com a avaliação de engenheiros da prefeitura e da empreiteira responsável pela obra, não há risco de desabamento.

O reforço da estrutura não terá custos para o município, já que a obra está na garantia estipulada por contrato com a empresa vencedora da licitação para a construção da escola.

Cabe lembrar que a obra da escola municipal Professora Marta Duarte foi inaugurada em abril de 2016 e é a segunda vez que a mesma construção apresenta problemas.

Em 2017, o atual governo teve que construir um muro de arrimo em um dos lados da escola para conter um deslizamento de encosta. Outra obra da administração passada que também apresentou problemas foi o Creas do bairro Adalberto Amaral, cuja estrutura foi interditada e a unidade já funciona em outro endereço provisoriamente.

Vereador fiscaliza ação

Diante das denuncias o vereador Valdir Mecânico (PCdoB) esteve no local  para fiscalizar pessoalmente a situação vivenciada no bairro Cidade Nova. Na escola o vereador conversou com a diretora e com o serralheiro Wilson Santos, que foi contratado pela Construtora Melo Rodrigues, responsável pela construção da unidade educacional.

Apesar do prazo determinado pelo executivo, em conversas com o vereador, Wilson afirmou que a intervenção não tem um prazo concreto de conclusão. “A obra aqui será iniciada o quanto antes, o material já chegou e vamos realizando a intervenção colocando uma sustentação no telhado, mas justamente pelo manejo e outras situações que podem acontecer não temos como estipular um prazo”, disse Willson.

O profissional que realizará a obra ainda considerou que a situação não é culpa da construtora, mas ela vai arcar com as despesas para que as crianças e a comunidade tenham o mais rápido possível a escola em plenas condições de atividade. “Esse telhado é feito para ficar sem sustentação, ele está em um vão até menor do que estipulado para esse tipo de material, porém por algum motivo a telha cedeu e a obra que vamos fazer será custeado pela construtora que assumiu a responsabilidade mesmo não sendo sua culpa”, explicou Wilsson.

Segundo o vereador, o processo será acompanhado de perto para que a população tenha a certeza de que as crianças da comunidade não corram nenhum risco na escola. “Estivemos aqui e conversamos com a diretora Delma Gonçalves e com o responsável pela obra que será realizada. Vamos acompanhar de perto e caso seja necessário vamos pedir ainda que outras providências sejam tomadas caso a obra não se encerre antes do retorno dos alunos. O importante aqui é os pais tenham a certeza de que as crianças estarão seguras nesta escola”, finalizou o vereador.

Mais lidas