Conecte-se conosco

Editorial

Um povo que trabalha de olhos fechados, sonhando com uma vida que não virá!

Avatar

Publicados

em

A republicação total ou parcial deste conteúdo é gratuita desde que citada a fonte com o link para o site do portal "opopularns.com.br" | A não citação da fonte com o link para o site implicará em medidas judiciais de acordo com a lei de direitos autorais 9610/98.

Nova Serrana é uma cidade que vivencia o desenvolvimento, o crescimento de forma superior a qualquer outra cidade do interior mineiro.

O IBGE divulgou nesta semana dados que reforçam a coroa da cidade que tem em suas raízes o histórico de ser acolhedora, de possibilitar a milhares de pessoas vivenciarem um sonho de obterem nessas terras uma vida melhor do que a experimentada em suas origens.

Nova Serrana cresce de forma absurda, com uma velocidade que coloca a cidade à frente de todas as demais do estado, e recentemente foi reconhecido pelo candidato e ex-governador Anastasia, que os políticos e governo devem ter uma atenção e preocupação diferente com a cidade.

Para ter uma ideia, se hoje temos  por exemplo uma demanda de 1000 vagas na rede pública de educação, e iniciamos a construção de uma escola que durará 12 meses para ser entregue, quando a obra for inaugurada já não atende mais a necessidade da cidade, que em 12 meses com certeza dobrou a demanda por vagas nas escolas.

Esse crescimento vem sendo alvo de demandas que o município sofre para sanar, e isso porque questões básicas são deixadas de lado, tendo em vista que a cidade não foi administrada como necessitava.

O fato é que a falta de recursos vivenciadas atualmente refletem diretamente no desenvolvimento das obras e intervenções que a cidade carece, e para tornar o quadro ainda mais delicado, vivenciamos um momento onde a iniciativa privada oscila com um mercado que não tem estabilidade e muito menos dá segurança para a indústria.

Nova Serrana cresceu segundo o IBGE em número populacional mais de 5 mil pessoas entre 2017 e 2018. Se olharmos essa evolução populacional amparada no mês de julho, vamos perceber que nos últimos 12 meses a cidade teve um déficit de 1367 postos de emprego.

Ou seja, enquanto tivemos mais de 5 mil pessoas chegando em nossa cidade tivemos um numero de demissões superior ao de contratações, e devido a isso o sonho Americano para muitos não é mais uma verdade.

Junto com esse déficit e momento ruim que vive a economia nacional, com aumento do índice de inadimplência das empresas brasileiras, nos deparamos com uma realidade onde a cidade que mais cresce em Minas também tem que lidar com a necessidade de se promover assistencialismo e encontrar de forma paralela políticas que intervenham diretamente na condição de vida dessa população que carece de auxílio.

Esse apoio, no entanto é limitado pois temos uma cidade onde a inadimplência é muito alto, e segundo apontado pelo prefeito, e claro, será divulgado na edição impressa de amanhã, sábado, dia 01 de setembro, cerca de 100 milhões em tributos prescreveram, e esses recursos fariam toda diferença em uma cenário onde o município tem que fazer às vezes dos governos estadual e federal.

Nova Serrana tem mais alunos na rede municipal do que na estadual, Nova Serrana gasta recursos próprios para manter os órgãos de segurança funcionando de forma salutar. Nova Serrana constrói e cede prédio para delegacia, para batalhão, compra veículo e doa para os órgãos, Nova Serrana compra remédios que o governo do estado deveria dar gratuitamente, Nova Serrana dá transporte para alunos do estado, Nova Serrana faz pela população que está em crescimento o que a maioria dos municípios mineiros não fazem.

O crescimento de nossa cidade é uma realidade, mas, as demandas também são uma dor de cabeça que não param de crescer, e hoje a beira de um crise financeira por falta de repasses do governo estadual, pela desaceleração da indústria, pelo crescimento populacional, a América não é tão bela quanto se sonhava.

Para todos que por aqui enchem a boca para falar que Nova Serrana “não para de crescer”, vale a reflexão que, será que realmente crescemos como deveríamos ou poderíamos. Ou será que o que experimentamos é o inchaço de uma cidade que em sua história não se preparou para isso e hoje está a beira de um colapso, caso a sua indústria venha vivenciar dias ainda piores.

A riqueza de Nova Serrana é supervalorizada pelo histórico de desenvolvimento de nossa indústria, e esse é o momento pelo qual a cidade precisa de se estruturar, se programar para esse desenvolvimento se torne em futuro mais breve do que imaginamos algo salutar e não um problema social que acumula invasões, desemprego, aumento nos índices de violência, falta de estrutura básica e qualidade de vida de um povo que trabalha de olhos fechados, sonhando com uma vida que não virá.

Leia mais...
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe uma resposta

Mais lidas