Conecte-se conosco

Governo Municipal

Nova Serrana segue em fase de aquisições de testes rápidos do covid-19

Avatar

Publicados

em

A prefeitura de Nova Serrana, em ação visando o enfrentamento do coronavírus, a exemplo de uma ação que está sendo realizada em Bom Despacho, está adquirindo testes rápidos para diagnostico do covid-19. A informação foi repassada pela secretária Municipal de Saúde, Gláucia Sbampato.

Conforme informou a secretária os exames serão utilizados seguindo as orientações do Ministério da Saúde. “O governo federal está aguardando os kits que comprou para caso necessite, utilizar os exames para os profissionais da saúde. O Ministério da Saúde soltou uma norma técnica que os exames (testes rápidos) só poderão ser utilizados em profissionais da saúde e da segurança pública; nós estamos em fase de aquisição e a utilização será de mesma forma orientada pelo Ministério da saúde”. informou.

Gláucia justificou o procedimento apontando que “como nós sabemos que a grande maioria da população vai se contaminar com o vírus isso torna para nós impossível de realizar o levantamento epidemiológico, ou seja saber o quantitativo de pessoas que contraíram a doença. Nós também vamos, quando chegar os exames que estão sendo adquiridos, guardar os kits para os profissionais da saúde, isso porque ele quando apresenta sintomas de gripe automaticamente recebe atestado de 14 dias, então se muitos pegarem atestado será um caos para a prestação de serviço na saúde, então seguimos a mesma regra do ministério”.

Ainda sobre os exames, a secretária ressaltou que “os testes rápidos só tem eficácia quando são realizados no sétimo dia de sintomas, então os nossos serão usados exclusivamente para os profissionais de saúde para que eles não se afastem do serviço no tempo determinado”.

Por fim Sbampato ponderou que “temos ainda que ressaltar que os exames realizados pela fundação Ezequiel Dias (FUNED), continuam sendo realizados com o mesmo critério, os pacientes que apresentam sintomas graves, a funde que autoriza nós colhemos e encaminhamos para eles”.

Cabe ainda ressaltar que a secretária informou a nossa equipe, que tanto o material de Nova Serrana, quanto os exames que irão chegar em Bom Despacho são adquiridos de forma particular pelos municípios, ou seja não foram repassados pela Secretaria Estadual de Saúde e pelo Governo Federal.

Foto: Superinteressante

Mais lidas