Conecte-se conosco

Saúde

Secretaria Municipal de saúde chama atenção quanto a vacinação contra o HPV

Avatar

Publicados

em

Cerca de 50% dos adolescentes de 10 a 14 anos ainda não se vacinaram contra HPV; dados do Ministério da saúde apontam que no Brasil cerca de 20 milhões de jovens devem se imunizar

Neste mês de setembro o Ministério da Saúde lançou a campanha de mobilização e comunicação para a vacinação de adolescentes contra o HPV.

Segundo divulgado pelo governo federal o objetivo é que cerca de 20 milhões de jovens busquem os postos de atendimento mais perto de suas casas para receber a aplicação gratuita capaz de proteger contra vários tipos de complicações em mulheres e homens.

Em Nova Serrana os dados da Secretaria Municipal de Saúde, apontam que aproximadamente 50% dos adolescentes de 11 a 14 anos ainda não foram imunizados contra HPV.

Segundo Renata Fraga Fontes, responsável pelo setor de Vacinação, atualmente de acordo com os dados do IBGE o município conta com 6.068 adolescentes de 10 a 14 anos e em 2018 quase a metade desse público foi imunizada. “A população de meninos de 10 a 14 anos é de 3.084 e de meninas na mesma idade e de 2.984 segundo o IBGE, até agosto foram vacinados em Nova Serrana 2.842 adolescentes, o que representa cerca de 49% do público alvo”. Disse Renata Fontes.

A responsável pelo setor de vacinação ainda reforçou a importância da imunização para ambos os sexos. “Os pais devem ficar atentos e os adolescentes de ambos os sexos devem se vacinar para evitar a exposição ao HPV. Existe uma preocupação quanto a adesão das campanhas de vacinação e quando se trata de uma DST a situação deve ser vista ainda com maior atenção, então o preconceito deve ser deixado de lado, e todos devem se imunizar para evitar o risco de exposição ao HPV”, afirmou Renata.

Investimentos

Para realização da vacinação contra HPV foram investidos pelo Ministério da Saúde R$ 567 milhões na compra de 14 milhões de vacinas. Segundo os responsáveis pela ação, a expectativa é atender 9,7 milhões de meninas com idade entre 9 a 14 anos e 10,8 milhões de meninos de 11 a 14 anos.

Ainda segundo o ministério da saúde, estão disponibilizadas nas unidades de saúde de todo o país as primeiras e segundas doses da vacina, que devem ser ministradas com o intervalo recomendado entre ambas as doses com prazo de seis meses.

HPV

O HPV, ou Papilomavírus Humano, é um vírus que atinge homens e mulheres por meio de pele ou mucosas (oral, genital ou anal), podendo gerar verrugas anogenitais. Em determinados casos, também é capaz de gerar câncer.

De acordo com o Ministério da Saúde, por volta de 30% dos tumores provocados por vírus no mundo são causados pela doença. O remédio também é indicado para pessoas que vivem com HIV e indivíduos transplantados na faixa etária de 9 a 26 anos.

É importante lembrar que a vacinação contra o HPV é uma iniciativa preventiva, não sendo eficaz contra infecções ou lesões pelo vírus já existentes.

A republicação total ou parcial deste conteúdo é gratuita desde que citada a fonte com o link para o site do portal "opopularns.com.br"
A não citação da fonte com o link para o site implicará em medidas judiciais de acordo com a lei de direitos autorais 9610/98.
Leia mais...
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe uma resposta

Mais lidas