Economia
Romeu Zema anuncia que governo tomará medidas para minimizar prejuízos de comerciantes após chuvas
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, afirmou nesta segunda-feira dia 03 de fevereiro, em Belo Horizonte, que estão em análise algumas medidas para apoiar pequenos empresários que tiveram prejuízos após as fortes chuvas que atingiram o estado.
O anúncio foi feito pelo chefe do Executivo depois de se reunir com representantes de entidades do comércio na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). No encontro, o presidente da CDL, Marcelo de Souza Silva, apresentou dados do impacto dos temporais no comércio da cidade.
Zema informou que o estado já solicitou ao governo federal, responsável pela arrecadação do Sistema Simples, que avalie a possibilidade de postergar o pagamento por parte dos estabelecimentos que foram afetados. “Lembrando que não será estendido a todos, somente àqueles que tiveram algum dano”, ressaltou o governador.
“Também estamos analisando o que será possível fazer com relação ao recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Não temos como retirar, mas temos como prolongar o pagamento, o que não deixa de dar um alento a esses empresários que foram afetados. Ainda estamos analisando que o BDMG – e também solicitamos ao Banco do Brasil e à Caixa – disponibilize algumas linhas de crédito com prazo maior, carência maior para que esses empreendedores tenham condições de repor aquilo que foi perdido”, afirmou o governador.
Benefícios
A Companhia de Abastecimento de Minas Gerais (Copasa) também avalia uma maneira de oferecer a pessoas de baixa renda – incluindo pequenos empresários – benefícios na cobrança da conta de água.
“Vai depender de uma análise do Conselho de Administração, para os que tiveram um gasto adicional com água para poder limpar a sua residência e o seu estabelecimento. Então, a Copasa está avaliando também uma forma de facilitar a vida dessas pessoas que foram atingidas, lembrando que essa ajuda será dada apenas para aquelas pessoas de baixa renda”, destacou Zema.
Ainda segundo o governador, já foram enviadas mais de 213 toneladas de mantimentos e produtos de limpeza para a população afetada em diversos municípios. “Essas doações, com certeza, ainda serão maiores nesta semana, porque ainda estamos recebendo muitos donativos e agradeço a contribuição de todos”, finalizou.
Fonte: Agência Minas
-
Cidade2 dias atrás
Guarda Municipal prende advogado no exercício de sua função com uso de força e inquérito para averiguar irregularidade é instaurado
-
Cidade1 dia atrás
Nova Serrana e todas as demais cidades da macrorregião Oeste seguem na Onda Roxa do Minas Consciente
-
Colunistas1 dia atrás
As mazelas da CPI da pandemia
-
Câmara Municipal de Nova Serrana14 horas atrás
Copasa deve iniciar ligações de água em Nova Serrana nos próximos dias
-
Brasil1 dia atrás
Brasil deve receber mais de 842 mil doses da vacina da Pfizer em junho
-
Brasil1 dia atrás
Minas Gerais receberá medicamentos para suprir baixo estoque de sedativos
-
Economia1 dia atrás
Fiat dará férias coletivas a 1,9 mil funcionários do Polo Automotivo de Betim
-
Câmara Municipal de Nova Serrana9 horas atrás
Em desabafo vereador de Nova Serrana desafia Romeu Zema: “É muito fácil o governador definir o que é essencial quando não falta em sua mesa”