Conecte-se conosco

Cultura

Rede de notícias Sindijori (23/01/18)

Avatar

Publicados

em

Araguarinos tem atendimento em casa

Neste ano entre 360 a 400 pacientes recebem atendimento domiciliar em Araguari. O serviço é fornecido pelo Programa Humanizado de Atendimento Domiciliar – PHAD – a pacientes acamados que não são da área do Programa da Saúde Famílias – PSF – ou que necessitem de oxigenação. O atendimento é realizado por duas equipes, em turno matutino e vespertino a pessoas de todas as faixas etárias. Hoje a equipe conta com cinco fisioterapeutas, uma psicóloga, uma assistente social, um cuidador do sexo masculino, três enfermeiras padrão, duas técnicas de enfermagem, dois auxiliares administrativos, fisioterapeuta e fonoaudiólogo. (Gazeta do Triângulo – Araguari)

Vereador quer explicações sobre licitação

Membro da Comissão de Urbanismo, Transporte, Trânsito, Meio Ambiente e Acessibilidade da Câmara Municipal de Juiz de Fora, o vereador Roberto Cupolillo (PT), o Betão, vai acionar a comissão, a fim de que o secretário de Transportes, Rodrigo Tortoriello, seja convocado a prestar esclarecimentos sobre a polêmica que ainda hoje envolve a licitação de táxi em Juiz de Fora. No domingo, a Tribuna publicou reportagem mostrando que nem todos os contemplados no concurso público 007/2014 com a concessão para a exploração do serviço atenderam, na prática, às exigências do edital. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Escassez de água penaliza pequenos

A estiagem prolongada causou a queda na produção de frutas e hortaliças cultivadas por agricultores familiares de Montes Claros e região. Os produtores ressaltam que, em 2017, a retração chegou a 30%, em média, na comparação com 2016. Segundo o presidente da Associação dos Produtores de Hortifrutigranjeiros da Região do Pentáurea (Aspropen), José Maria Ferreira de Souza, as áreas de plantio tiveram que ser reduzidas devido à falta de água. A produção de algumas frutas, como o morango, registrou queda menor por utilizar menos água, mas produtos como tomate, chuchu e hortaliças, que dependem de irrigação maior, tiveram redução considerável. (O Norte de Minas – Montes Claros)

Uberabense consome 37% a mais de água

Conscientização de jovens e crianças é a ação realizada pelo Codau para evitar o desperdício de água. Conforme dados repassados pela autarquia, a população de Uberaba consome 37% a mais de água que a média nacional, quantidade considerada preocupante diante do patamar preconizado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Uberaba alcançou, em 2017, média de consumo de 211 litros por habitante/dia, isto é, 37% acima da média nacional, que segundo os últimos dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), divulgados em 2017 (ano base 2015), foi de 154 litros/habitante/dia. (Jornal da Manhã – Uberaba)

Unidades ampliam horário para vacina

A Prefeitura de Divinópolis amplia o horário da sala de vacinação para imunizar contra a febra amarela. A medida elaborada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) é para atender os trabalhadores que não conseguem ir às unidades em horários comerciais, além de ampliar o percentual de pessoas imunizadas contra a doença no município. De acordo com a Supervisora de Atenção Primária à Saúde, Michelle Pereira Braz, as Unidades de Saúde que tem horários especiais para a Saúde do Trabalhador estarão com a sala de vacina aberta até as 19h de 29 de janeiro a 2 de fevereiro. (Gazeta do Oeste – Divinópolis)

Manifestação para obras do Hospital

O Movimento Renovação Setelagoana  e demais seguimentos  da sociedade realizaram ontem,  em frente ao Hospital  Regional de Sete Lagoas um ato público para  reivindicar a retomada e  conclusão das obras do  Hospital Regional. O município de  Sete Lagoas e mais 37  cidades da região, necessitam imediatamente que o Hospital Regional seja concluído, pois,  benefiará cerca de 550  mil pessoas que dependem dos serviços de  saúde oferecidos pelo  SUS. O abandono das  obras do Hospital Regional pelo Governo do Estado, há mais de 4 anos,  já teve um gasto em torno de R$ 100 milhões e  o prédio vêm se deteriorando, causando ainda  mais prejuízos à toda a  população da região. (Boca do Povo – Sete Lagoas)

 Conservatório de Varginha recebe inscrições

Os interessados em participar da designação para Professores Regentes de Aulas dos componentes curriculares teóricos e de instrumentos ou canto dos cursos ofertados pelo Conservatório Estadual de Música Maestro Marciliano Braga, de Varginha, podem fazer sua inscrição. O prazo é esta quinta-feira, 25. Ao todo a Secretaria de Estado de Educação oferece vagas em 12 conservatórios de música. No Sul de Minas, além de Varginha há vagas em Pouso Alegre. (Gazeta de Varginha)

Mais lidas