Conecte-se conosco

Cidadania

“Que o amor vença o preconceito” – Movimento LGBT de Nova Serrana realiza ações em comemoração ao Dia Mundial de luta contra a LGBTfobia

Avatar

Publicados

em

Em comemoração ao Dia Mundial de luta contra a LGBTfobia (17 de maio), o Movimento LGBT de Nova Serrana em Parceria com a Faculdade UNA Nova Serrana e com apoio da Casa de Cultura Tinha Tonha, promoverá a 2ª Semana de Consciência Contra LGBTfobia de Nova Serrana, que ocorrerá entre os dia 22 à 29 de maio de 2019.

Reconhecido internacionalmente como dia de luta contra a homofobia, a lesbofobia, a bifobia e a transfobia, o 17 de maio é de extrema importância para dar visibilidade às discussões que cercam o cotidiano da população LGBT. Foi neste dia, há 27 anos, que a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças (CID).

Esse é um marco histórico que afirma o direito das pessoas homossexuais a vivenciar suas sexualidades como mais uma possibilidade da vida humana, não cabendo considerá-las doentes ou anormais. É um dia a ser comemorado, um dia para reafirmar “outros possíveis” para além da heterossexualidade.

Infelizmente, após quase três décadas, muitas pessoas LGBT continuam a passar por situações de preconceito, discriminação e opressão e por processos de patologização em decorrência de suas orientações sexuais e expressões de gênero. Com isso, serão cinco dias de uma programação especial com capacitações, palestra, exibição de filme e debate para a promoção do respeito, igualdade social e cidadania.

As atividades começam na próxima quarta (22) com a reunião  do multirão de retificação de nome e um  Bate papo no Espaço Plural da Casa de Cultura Tia Tonha.

A segunda edição da semana de Consciência contra a LGBTfobia, “Que o amor vença o preconceito”, é um apelo por respeito, igualdade social e cidadania. A LGBTfobia consiste no ódio e repulsa por homossexuais, atitude esta que deve ser combatida para que possamos formar uma sociedade que esteja baseada na tolerância e respeito ao próximo, independente da sua orientação sexual, ressalta Adan Pitter.

A campanha pretende levar mais informações sobre o movimento LGBT para a comunidade e propor debates saudáveis em busca de uma sociedade mais humana e livre do preconceito.

Confira a programação completa da 2º Semana da Consciência contra  a LGBTfobia de Nova Serrana:

  • 22/05 19h – REUNIÃO DO MULTIRÃO DE RETIFICAÇÃO

Local: Casa de Cultura Tia Tonha –  Espaço Plural

Rua Mauro Mistura, nº 150 – Atrás do SINDINOVA – Entrada gratuita.

  • 24/05 19h – SEMINÁRIO AFETO

Câmara Municipal de Vereadores – Rua Betsaid, 70 – São Sebastião. Entrada gratuita. Haverá emissão de certificado

  • 25/05 14h às 17h – Oficina fotográfica “Amor Livre”

Local: Morro da Serra da Capelinha  – Rua Antônio Paulino Ferreira, 100 – São José.

Entrada gratuita e lanche colaborativo

  • 29/05 19h – MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA EM CORES

Local: Casa de Cultura Tia Tonha –  Espaço Plural

Rua Mauro Mistura, nº 150 – Atrás do SINDINOVA

Entrada gratuita.

Mais lidas