Conecte-se conosco

Pandemia

Qual é o risco de contágio por covid-19 ao manusear notas e moedas?

Avatar

Publicados

em

A republicação total ou parcial deste conteúdo é gratuita desde que citada a fonte com o link para o site do portal "opopularns.com.br" | A não citação da fonte com o link para o site implicará em medidas judiciais de acordo com a lei de direitos autorais 9610/98.

A revista científica iScience divulgou os resultados de um estudo realizado por especialistas em virologia da Ruhr-Universität Bochum, na Alemanha, em colaboração com o Banco Central Europeu, que buscou determinar por quanto tempo o vírus covid-19 permanece nas notas e moedas. A pesquisa também buscou saber qual é o risco de contrair a doença no manuseio desses objetos.


Para analisar a estabilidade do vírus em moedas e notas usadas na União Europeia, os especialistas expuseram dinheiro de diferentes denominações ao patógeno que causa o covid-19 por vários dias.

Em notas de 10 euros, o vírus desapareceu após servir três dias. Em moedas de 10 centavos, o vírus desapareceu ao fim de seis dias e, na de um euro, permaneceu apenas uma hora.

Daniel Todt, coautor do estudo, explica que os vírus são menos estáveis ​​no cobre, material com o qual algumas moedas são feitas, como o níquel. Por esse motivo, o patógeno desapareceu rapidamente.

O estudo concluiu que o risco de contrair a doença com o manuseio de cédulas e moedas é baixo, de acordo com a revista iScience.

Apesar do baixo risco, as autoridades em todo o mundo ainda recomendam a desinfecção de dinheiro . O Museu Interativo de Economia do México chegou a publicar instruções sobre como fazê-lo.

Como desinfetar notas e moedas?

Tanto para desinfetar moedas e notas, não só contra o coronavírus, mas também contra bactérias e sujeira, o museu mexicano recomenda o uso de luvas e uma mistura de água e cloro .

No caso das notas, é aconselhável colocar a mistura de água e cloro em um borrifador e depois borrifar o dinheiro, tomando cuidado para não molhar muito . Mais tarde, eles recomendam usar um pano limpo e seco com cuidado para evitar dobrar ou quebrar. As moedas podem ser embebidas na mistura de água sanitária e água por um minuto antes de secar com um pano limpo.

Fadela Chaib, porta-voz da Organização Mundial da Saúde (OMS), destacou em 2020 que não há evidências de que o vírus seja transmitido por meio de dinheiro, embora essa entidade sempre tenha recomendado que depois lavassem as mãos. manuseie notas ou moedas e evite tocar em seu rosto.

 

Fonte: IstoÉ Dinheiro

Foto: Imagem Ilustrativa/Arquivo

Clique aqui e faça parte de nosso grupo de whatsapp

Clique aqui e siga-nos no instagram

Clique aqui e siga-nos no facebook

JORNAL O POPULAR – A NOTÍCIA COM DEVE SER

Leia mais...
Propaganda

Mais lidas