Brasil
Presidente sanciona piso para enfermagem sem reajuste automático

O presidente Jair Bolsonaro sancionou nesta quinta-feira (4/8), em cerimônia no Palácio do Planalto, o projeto de lei (PL) 2564/20, que institui o piso salarial nacional para enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras. No caso dos primeiros, o piso passará a ser de R$ 4.750. Para técnicos, o valor deve ser correspondente a 70% dessa marca, enquanto auxiliares e parteiras terão direito a 50%. As informações são da Agência Brasil.
O texto foi aprovado pelo Congresso Nacional no mês passado. A instituição do patamar salarial era uma luta histórica da categoria, que representa cerca de 2,6 milhões de trabalhadores.
“Hoje é um dia muito importante, não só para a enfermagem brasileira, mas para a saúde pública do Brasil. Não há saúde pública sem a nossa enfermagem”, afirmou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Segundo ele, por razões de constitucionalidade, o presidente vetou um dos artigos do PL, que determinava um reajuste anual do novo piso com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), um dos indicadores de inflação.
De acordo com a presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Betânia Maria Pereira dos Santos, mais de 80% da categoria recebe valores inferiores ao novo piso, que agora é lei. “Existe uma precariedade infinita com relação a salários da enfermagem. Agora, pela lei, vamos ter um piso, é o mínimo”, afirmou, após a cerimônia.
Para viabilizar a aprovação do piso nacional da enfermagem, o Congresso Nacional promulgou uma emenda constitucional para dar segurança jurídica ao projeto, inserindo o tema na Constituição Federal. Depois disso, o projeto de lei que efetivamente estabelece os novos valores foi aprovado com chancela da ampla maioria de lideranças e bancadas partidárias.
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
-
Mundo14 horas atrás
Adolescente injeta sangue contaminado com HIV em si mesmo como prova de amor
-
Denúncia2 dias atrás
Atlético teria pagado viagens de férias de Kalil e família ao exterior, aponta auditoria
-
Minas2 dias atrás
Homem capota carro com 100 kg de maconha e encontra corpo durante fuga
-
Divinópolis2 dias atrás
Criança autista é esquecida e fica sozinha por 2h em escolar de Divinópolis
-
Esportes1 dia atrás
NBA vai aposentar camisa nº 6 para homenagear Bill Russell
-
Minas15 horas atrás
Vídeo: casal é espancado por policiais e homem fica desacordado em Paineiras, MG
-
Bizarro1 dia atrás
Homem bebe demais e é enterrado vivo em caixão como oferenda à entidade
-
Loterias8 horas atrás
Mega-Sena: Uma aposta de Nova Serrana acerta na quina e leva R$ 14 mil