Conecte-se conosco

Administração

Prefeitura de Bom Despacho licencia construção de aterro sanitário que atenderá 13 cidades, entre elas Nova Serrana

Avatar

Publicados

em

A prefeitura de Bom Despacho anunciou nesta segunda-feira, dia 29 de abril, a construção de um aterro sanitário que  atenderá além das demandas do município as cidades de Nova Serrana, Luz, Moema, Perdigão, Araújos, Santo Antônio do Monte, Conceição do Pará, Pitangui, Martinho Campos, Abaeté, Quartel Geral e Dores do Indaiá.

Segundo divulgado, o licenciamento era a parte que cabia à Prefeitura, sendo que a partir de agora o restante cabe a empresa responsável pela construção do aterro.

Conforme repassado, o projeto de licenciamento para a construção do aterro foi aberto pelo município em 2018. Em novembro, foi realizada uma audiência pública para tratar sobre o tema.

Foi ainda disponibilizado pela prefeitura de Bom Despacho, em seu portal oficial, a documentação assinada por engenheiro ambiental, por um geólogo e por um engenheiro civil do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) e documentos assinados pelo Conselho Federal/Regional de Biologia, que dão licenciamento ambiental à obra.

Projeto

Segundo aponta o projeto o aterro terá uma vida útil de aproximadamente 15 anos e atenderá mais de 250 mil pessoas das cidades que participam do Consórcio Intermunicipal.

O aterro deverá receber resíduos sólidos provenientes de domicílios, feiras, logradouros públicos, varrição de ruas, estabelecimentos comerciais e resíduos industriais não perigosos, segundo as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

O projeto prevê que sejam construídos um sistema de tratamento de líquidos percolados, o chorume, um sistema de drenagem de águas pluviais, um sistema de drenagem de gases e de percolado, sistemas de impermeabilização de células e de monitoramento ambiental.

Esteiras e um galpão de armazenamento para o recebimento de materiais reciclados também devem ser construídos em uma área de 52 hectares, que atualmente é ocupada por pastagem, criação de gado e fragmentos de mata.

A previsão é que o local tenha uma capacidade total aterrada em final de plano 786.573,40 toneladas de resíduos sólidos.

Fonte: G1

Continue Lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Copyright © 2018 Ineo Sistemas