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Saúde

Prefeitura apresenta primeira prestação de contas após assumir gestão do Hospital São José

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Executivo convoca imprensa e apresenta à Comissão Permanente de Saúde da Câmara Municipal os resultados e analises

A prefeitura de Nova Serrana realizou na quarta-feira, dia 13 de junho, uma reunião para a prestação de contas referente aos primeiros meses de gestão do Hospital São José, por parte do Município.

Na presença de vereadores e da imprensa os profissionais que hoje administram o hospital esclareceram duvidas e fizeram suas ponderações quanto a situação do hospital, intervenções e mudanças que estão sendo realizadas e que ainda serão efetivadas.

Com base no princípio da resolutividade e da economicidade, algumas mudanças quanto ao funcionamento do hospital foram feitas e hoje o atendimento da unidade é mais resolutivo ao município. “Com algumas mudanças quanto a logística, ajustes de horário e protocolos obtivemos uma significativo ganho para o município, por exemplo, quanto a atuação do ortopedista, hoje temos um profissional que atende na unidade durante 12 horas, e todos os atendimentos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que necessita dessa intervenção é direcionado ao hospital, onde inclusive será feito o tratamento”, pontuou a secretária de Saúde Glaucia Sbampato.

Análise

Todos os contratos de prestação de serviço referentes as despesas do Hospital São José, estão sendo avaliados, para que a unidade tenha uma saúde financeira que será obtida através da prestação de serviços. “A sustentabilidade é uma necessidade, estamos avaliando os contratos, as despesas, ajustando os serviços, observando o que pode gerar receita para o hospital para que assim tenhamos uma unidade de saúde que tenha uma vida financeira saudável”, disse a secretária.

Quanto aos contratos o prefeito deixou claro que a responsabilidade de que todos os serviços continuassem sendo prestados foi a diretriz para que os convênios não fossem cortados. “Temos que lembrar que assumimos um carro andando, e que assim sendo, tivemos que ter o cuidado de não encerrar nenhum contrato e termos os serviços prestados reduzidos. Assim estamos agora com os técnicos avaliando a viabilidade de cada convenio para que possamos negociar, cancelar ou renovar, sempre pensando no melhor para a população”, afirmou o prefeito.

Balanço

Segundo os técnicos que assumiram a administração do Hospital São José, a empresa Orplam, contratada pela antiga gestão para fazer a auditoria do hospital encontrou falhas contábeis na unidade. “foram encontrados alguns erros contábeis, algumas falhas foram identificadas pela auditoria, é importante ainda lembra a todos que essa auditoria foi contratada pelos antigos gestores e não por nossa administração”, ponderou Euzebio Lago.

Ainda durante a analise das contas foi pontuado que seguindo uma média o hospital hoje atua com um déficit de aproximadamente R$ 500 mil por ano, e justamente por se encontrar esse quadro, a busca por mudanças como a aplicação dos médicos horizontais (que avaliam de hora em hora e dão baixas nos pacientes), implantação de uma cantina, de cancelas no estacionamento e outras medidas administrativas, podem auxiliar na saúde financeira da unidade.

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