Conecte-se conosco

Colunistas

Por que implementar um cultura organizacional em meu negócio?

Dênio Benfica

Publicados

em

É através da cultura organizacional que o empresário (a) vai desenvolver as diretrizes, regras e processos para ser seguido em seu negócio. Todo negócio deveria começar pela elaboração de uma cultura organizacional. O negócio só se torna forte se tem uma cultura forte, através de uma cultura forte se desenvolve uma liderança forte e consecutivamente a empresa como um todo se torna forte. Todas as pessoas envolvidas com o negócio sabem exatamente o que devem fazer, o que os gestores esperam deles e o que eles esperam dos gestores. Esse alinhamento é fundamental para que os resultados saiam conforme projetado.

Para construir uma cultura organizacional forte em sua empresa, esses fatores são fundamentais.

  • Missão: como você quer que seu negócio seja visto, a razão do seu negócio existir.
  • Visão: aonde você quer que seu negócio chegue em uma data futura. A visão é que vai nortear as ações.
  • Valores: são os pilares que irão sustentar que você realize a missão e alcance sua visão. Esses valores não são negociáveis e não podem em hipótese alguma ser descumprido.
  • Código de cultura: envolve a definição de rotina, regras, processos, comportamento e mentalidade que as pessoas devem ter/cumprirem e ou que a empresa espera das pessoas.
  • Vantagem competitiva: qual o grande diferencial do negócio, do produto ou serviço tem. No que a empresa é muito boa em fazer, o que ela faz melhor do que ninguém.
  • Proposta única de valores: é a sua promessa de entrega, porque os clientes devem comprar de você e não do seu concorrente.

O importante em se construir uma cultura organizacional forte, não é apenas para escrever palavras bonitas e pendurar nas paredes. O mais importante aqui é elaborar uma cultura que seja possível de ser vivida no dia a dia pelos colaboradores da empresa. Onde seja propagado isso entre eles, que seja vivido em toda sua intensidade. Que todos estejam alinhados e com sinergia, olhando e remando para a mesma direção, com os mesmos objetivos. De forma que cada vez que surgir um novo colaborador, esse seja integrado de forma mais rápida, dinâmica e assertiva, contando com apoio de todos os integrantes da equipe e principalmente por ter uma cultura organizacional forte instaurada na empresa e vivida por todos os funcionários no dia a dia.

O que move a sua empresa? Quais são suas aspirações? Quais as motivações para continuar? Qual o grande propósito que seu negócio tem? Qual a grande transformação que seu negócio proporciona? Qual a grande solução que seu produto ou serviço entrega? Ufa! Bom, se você conseguir responder a essas perguntas pode ter certeza que seu negócio está no caminho certo e tem uma cultura organizacional forte.

Quer aprofundar mais sobre cultura organizacional? Achou isso interessante e quer saber como começar a implementar em seu negócio? Vou ficar muito feliz em te ajudar. Pode entrar em contato comigo no @deniobenfica ou no whatsapp (37) 99145-9936.

Eu sou Dênio Benfica, desenvolvedor de pessoas e negócios. Até no próximo artigo.

Mais lidas