Conecte-se conosco

Colunistas

Nutricionistas: os novos e modernos escultores do corpo e da alma

Léo Junqueira

Publicados

em

Eu vejo o mundo em transformação.

Vejo a vida adquirindo outros formatos.

Vejo pessoas se preocupando com as outras e buscando conhecimentos tão grandes quantos os da ciência.

Vejo a dedicação superar a preguiça e a saúde suplicar por algo mais, que apenas cuidados ensinados não podem resolver.

Eu vejo pessoas falando sobre nutrição, sobre alimentação saudável e como isso faz bem à qualidade de vida que queremos. Isso se chama “transformação”! Isso se chama, evolução do conhecimento, quem sabe uma coisa que conhecemos, como uma nova consciência.

Vi homenagens aos profissionais que parecem médicos, mas atuam como verdadeiros inconfidentes na busca por soluções fora das convenções.

Mulheres lindas e homens formosos se apresentam como a prova de resultados pouco prováveis ou ignorados há alguns anos.

Vejo crianças e jovens obesos pelo reflexo da ignorância de pais envenenados pela propaganda massacrante de “sandubas” importados da cultura americana e nomes imponentes, tipo MacDonalds e Burguer King.

Como fazer uma jornada sem os riscos da desistência? Como superar nossos próprios boicotes em detrimento da cerveja gelada e do churrasco com gordurinha? E se na noite de insônia o ataque a uma geladeira for inevitável?

Mulheres lindas e esbeltas e homens formosos e corpos definidos mostram o calibre do sacrifício atordoante da dieta, quase sempre como uma ação solitária em busca da saúde física e a estética perfeita.

Mas, e os profissionais nutricionistas? O que eles podem representar na vida de cada um de nós, além de nos proibir de tantas delícias? O que estes profissionais entendem de desejos ou prazeres do delicioso vício da gula?

A natureza mostra, que a raça humana é a única que faz sexo sem estar no cio ou come sem ter fome. A natureza mostra, que a evolução passa por longos caminhos de sabedoria e atravessa as tentações do docinho a mais por causa do pensamento fácil de que, “um pouquinho a mais não faz mal a ninguém ou amanhã eu começo de novo”.

Nutricionistas são cientistas, são pesquisadores, são engenheiros do corpo e supervisores da mente. Nutricionistas são salvadores do orgulho e carrascos do abuso que não nos alimenta verdadeiramente.

Por isso, celebramos a data de 31 de agosto como um dia especial, sem sabores aparentes, sem motivos justificáveis, mas com alto índice de preocupação, pois estamos nos condenando à perda da evolução.

Aquela cervejinha gelada, com o torresmo ou fritas, o pudim, queijo com doce de leite, a barra de chocolate ou a feijoada são maravilhas comuns a todo grande pecado, porque desprezam o que precisamos aprender: respeito a quem se dedica sem saber a nossas verdadeiras intenções ao enaltecer nossa mais pura vaidade!

São dias, noites e tempos de estudo árduo, que são jogados fora ou criticados por nossas fraquezas. Mas de uma coisa temos total certeza: nutricionistas são autênticos escultores da forma física moderna e da saúde da alma. E o recado tá dado aos que pensam apenas em serem bons atletas com corpo malhado… “É preciso ser poeta pra entender os novos tempos!”

Um brinde a todos eles!

LEONARDO VELOSO JUNQUEIRA é daqueles publicitários da época romântica, quando a comunicação ainda era feita com base no talento criativo. Foi sócio fundador da Insight Comunicação durante 22 anos prestando serviços de comunicação e marketing a grandes empresas, como Pastifício Santa Amália, Riclan (fabricante do Pircóptero e drops Freegell’s), Cera Inglesa, Calçados Jacob (Kildere), Café Brasil, Balas Santa Rita entre outras grandes empresas que fizeram histórias de sucesso. Trabalhou em grandes agências de publicidade em Minas e na área política, como publicitário, assessorou as prefeituras de Uberlândia, Varginha e Divinópolis além de desenvolver e coordenar inúmeras campanhas políticas, das quais destacamos a eleição de Zaire Rezende (Uberlândia), Maurinho Teixeira (Varginha), Paulo Tadeu (Poços de Caldas), Galileu Teixeira (Divinópolis), Paulo César (Nova Serrana), Toninho André (São Gonçalo do Pará) além de vários deputados estaduais e federais. Léo Junqueira é consultor de marketing, compositor, violeiro, escritor e colunista do Jornal O Popular

Mais lidas