Conecte-se conosco

Colunistas

O incômodo da fome

Mariele Lacerda

Publicados

em

A fome é um recurso valioso. É um indicador físico de que você precisa comer. Quando éramos bebês, o incômodo da fome nos fazia chorar para que nossos pais soubessem o momento de nos alimentar. Quando o incômodo desaparecia, parávamos de comer, porque estávamos satisfeitos com a quantidade de alimento no estômago.

Mas, no decorrer da vida, perdemos a habilidade de usar a fome como ferramenta. Às vezes, nossos pais, avós ou cuidadores nos davam comida para nos acalmar em momentos difíceis, ou premiavam nosso bom comportamento com guloseimas. Com a passar do tempo, o desconforto da fome perdeu sua força: talvez você não sinta porque aprendeu a comer por outros motivos. Talvez você coma quando está estressado; a comida o relaxa, mesmo que seu estômago não esteja vazio. Talvez porque você tenha adoração por certos tipos de alimentos, pão, biscoito ou chocolate, por exemplo. Talvez você se alimente quando está fraco ou trêmulo, um sinal de que a taxa de açúcar no sangue baixou; sendo assim, você opta por algo açucarado para obter energia. Poucas horas depois, você se sente enfraquecido de novo, então, consome mais açúcar. Os sinais da fome estão tão desorganizados que você nem sequer sabe como é essa sensação.

Para algumas pessoas, a fome é uma sensação de vazio na barriga, pode até provocar ruídos! Outras pessoas sentem uma dor na região do ventre. Pessoas muito ansiosas podem confundir uma perturbação no estomago com a fome. De qualquer forma, trata-se sempre de uma sensação desconfortável, mas é um sinal inconfundível de que o corpo necessita de alimento.

Se você não reconhece mais os sinais de seu corpo, é hora de voltar a conhecê-los.  Veja como se alimentar de acordo com os sinais de seu corpo.

Coma lenta e conscientemente. Mastigue bastante o alimento e permita que seus sentidos saboreiem a comida: o aroma, a textura e sabor em sua língua, a sensação de satisfazer seu estômago.

Monitore as sensações de seu corpo durante a refeição. Como reage o estomago após algumas garfadas? O incômodo desapareceu? A ânsia de preencher o estômago diminuiu à medida que você come?

Quando não sentir mais fome, pare de comer. Não pense que não pode sobrar comida no prato.

Crie o hábito de sentar-se quando for comer. Mesmo que seja um lanche rápido ou até mesmo uma beliscada.

Coloque os talheres na mesa enquanto estiver mastigando os alimentos.

Com tempo e paciência, você será capaz de entender e administrar os sinais de seu corpo.

MARIELE LACERDA é nutricionista, Pós Graduada em Nutrição Clinica, Funcional e Fitoterápicos. Sócia proprietária do Espaço ReAl.

Continue Lendo
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe uma resposta

Mais lidas