Conecte-se conosco

Saúde

Nova Serrana registra apenas 12 incidentes com cobras e aranhas em 2018

Avatar

Publicados

em

A republicação total ou parcial deste conteúdo é gratuita desde que citada a fonte com o link para o site do portal "opopularns.com.br" | A não citação da fonte com o link para o site implicará em medidas judiciais de acordo com a lei de direitos autorais 9610/98.

Nova Serrana registrou no ano de 2018 91 incidentes com animais peçonhentos,  sendo um incidente registrado a cada 4 dias, numero que é alarmante, contudo, retirando os incidentes com escorpiões o município registrou apenas 12 incidentes com demais espécies de animais peçonhentos em todo o ano.

Segundo os dados da Secretaria Municipal de saúde, ao todo foram registrados 79 registros de incidentes com escorpiões, 8 com aranhas e 4 com cobras em Nova Serrana. É ainda relevante ressaltar que nenhum dos incidentes causou óbito das vítimas.

Apesar do baixo número de incidentes com cobras e aranhas o setor de saúde reforça que contato com animais peçonhentos devem ser evitados e ainda, cuidados em áreas de matas, lotes e terrenos vagos são importantes para que incidentes mais graves não sejam registrados.

Cuidados

A exemplo dos incidentes com escorpiões, as características de Nova Serrana, cidade de clima quente com lotes e áreas vagas e muitas construções, são propicias para proliferação e incidentes com animais peçonhentos.

Desta forma a Secretaria Municipal de Saúde, orienta a população a utilizar telas em ralos de chão, pias e tanques, além de vedar frestas nas paredes e colocar soleiras nas portas, medida que impede a entrada dos animais peçonhentos em casas e apartamentos.

A secretaria também aponta a importância dos cuidados com as crianças que são mais  sensíveis aos efeitos dos incidentes com os animais peçonhentos, assim é orientado que os responsáveis afastem as camas e berços das paredes, e ainda que vistoriem roupas e calçados antes de usá-los.

Já em áreas externas, a principal dica é manter jardins e quintais livres de entulhos, folhas secas e lixo doméstico.

Por fim a secretaria reforça que em caso de incidentes as vitimas devem ser levadas imediatamente até a Unida de Pronto Atendimento (UPA), é importante também se possível que o animal (em caso de cobra e aranha), seja identificado com características o mais precisas possíveis para que os cuidados sejam mais específicos e salutares.

 

Leia mais...
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe uma resposta

Mais lidas