Conecte-se conosco

Personalidades

Morre Vicente de Paula Amaral o “Coador”, uma das personalidades mais conhecidas de Nova Serrana

Avatar

Publicados

em

Nova Serrana amanheceu mais triste nesta quinta-feira, dia 13 e agosto. Morreu aos 75 anos Vicente de Paula Amaral, mais conhecido como Coador. Consta no atestado de óbito que a causa da morte foi natural segundo fontes do Jornal 96.

Coador nasceu no Cercado em 1944, e aos 18 anos saiu de Nova Serrana para trabalhar na construtora Andrade Gutierrez, como operador de máquinas. Aos 25 anos, retornou para cidade com a família e começou a trabalhar na fábrica de botinas de seu sogro.

Quando estava fora da cidade Coador, teve muitas experiências e começou a vender as botinas para outras cidades e estados. Já 1975, ele mesmo começou a fabricar 20 pares da botina por dia.

Dai por diante o jovem de Nova Serrana começou a ganhar espaço e começou a vender as botinas e o Mocacim para todo país.

Já em 1978, Coador em viagem, conheceu a novidade daquela época o “tênis” que até então não existia por aqui.

Visionário trouxe a novidade para Nova Serrana mesmo com grande dificuldade de encontrar material para ser usado na confecção do tênis. Foram muitas viagens procurando por matéria prima em São Paulo. Mesmo assim não perdeu as expectativas e começou a produzir 1000 pares por dia.

Na época o empresário começou a empregar várias pessoas e a Indústria de Calçados Vera Cruz, se tornou uma potência para setor calçadista de Nova Serrana.

Através de nota o empresário e ex-prefeito de Nova Serrana Joel Martins, lamentou a morte do amigo

“O Vicente foi um homem que colaborou por demais com o desenvolvimento de Nova Serrana, através de seus empreendimentos, gerou emprego e renda para nossa população. Também deixa seu legado de um grande pai e um cidadão exemplar. Ficam aqui os sinceros sentimentos por esta perda, em especial a seus familiares, aos quais Deus possa confortar neste momento de dor.”

Vicente de Paula Amaral, o “Coador” foi velado a pedido dele no poliesportivo da cidade de Leandro Ferreira. O sepultamento ocorreu às 12h segundo a funerária Jadapax.

Imortalizado nas páginas do Jornal O Popular

No ano de 2007, o jornal O Popular em sua edição 054 trouxe uma entrevista com Vicente de Paula Amaral o qual nos relatou quando, como e porque recebeu o apelido de Coador, CONFIRA

 

Sebastião Fábio (Pedro Rosa)

 

Outra personalidade que nos deixa é o senhor Sebastião Fábio, mais conhecido como Pedro Rosa. Nascido em 1937, filho de Adalberto Ferreira do Amaral e Maria Rosa Soares, teve um papel fundamental para Nova Serrana a frente do Nacional Esporte Clube. Também foi incentivador de Paulo César de Freitas a entrar na politica em 1982. Pedro Rosa, segundo fontes do Jornal 96 sofria de mal Alzheimer. O corpo foi velado no velório municipal na manhã desta quinta-feira (13) e o sepultamento aconteceu às 11 horas.

Fonte: Por Vagner Henrique – com informações :  APHIS – Associação do Patrimônio Histórico de Nova Serrana

Foto Coador: Israel silveira/O Popular

Foto Pedro Rosa: Redes sociais

Mais lidas