Conecte-se conosco

Cidadania

Moradores de rua são atendidos por Projeto Amor em Nova Serrana

Avatar

Publicados

em

A republicação total ou parcial deste conteúdo é gratuita desde que citada a fonte com o link para o site do portal "opopularns.com.br" | A não citação da fonte com o link para o site implicará em medidas judiciais de acordo com a lei de direitos autorais 9610/98.

Ação realizada pela prefeitura e que mobiliza vários serviços sociais e de saúde do município tem como foco levar cuidados e acolhimento a pessoas em condições de vulnerabilidade

A prefeitura de Nova Serrana através da equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Antônio Ferreira, e ainda em parceria com o Nasf, Creas, Caps e Cras, implementou em Nova Serrana o “Projeto Amor”.

A iniciativa que oferece acolhimento, cuidados e acompanhamento a moradores de rua em Nova Serrana realiza entre outras intervenções sócias, o “Dia D da pop rua” sendo essa a principal ação do projeto, que acontece a cada 40 dias, na ESF Antônio Ferreira, com horário pré-definido de 6h às 12h.

Segundo informado pelo executivo as ações estão relacionadas à sensibilização e busca ativa dos beneficiários que recebem o acolhimento com café da manhã, atualização de cartão de vacina, higienização, consulta médica, testes rápidos, atendimento odontológico, dispensação de medicamentos com orientação farmacêutica, coleta de exames laboratoriais, atendimentos multiprofissionais e almoço.

Para realização da iniciativa profissionais como enfermeiro, médico, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, psicólogos, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, assistente social, farmacêutico, bioquímico, nutricionista, dentista, auxiliar de saúde bucal, cabeleireiros, motorista, agentes sociais, voluntários, docentes e discentes de universidades parceiras fazem presença na ação social periodicamente.

Ainda de acordo com o executivo o projeto, tem ainda atuação que vai além da ação “Dia D da pop rua”. “Seguindo a proposta social alguns procedimentos são realizados de acordo com a demanda e necessidade do usuário, que vão desde exames clínicos simples, curativos, vacinação, coleta de dados, entrega de medicação, medicação supervisionada, aconselhamento, até outras ações que as equipes julgarem adequadas ou essenciais”. Informou o executivo por meio do setor de comunicação.

A coordenadora do projeto, Sarah Rocha Dessimone, explica que para desenvolvimento dessa proposta voltada a sanar a demanda dos beneficiados é necessário o empenho de diversos setores e serviços sociais. “Essas ações que ocorrem ao longo de todo mês têm a supervisão dos profissionais envolvidos, inclusive, com acompanhamento dos profissionais do Serviço Especializado em Abordagem Social, Creas e Cras e acompanhamento da equipe dos Caps Novo Ser e AD”, explica Sarah Rocha.

Parcerias

Para o desenvolvimento das ações é necessário o investimento de recursos e atualmente a prefeitura busca parceiros para auxiliarem a manutenção e aplicação do projeto.

Segundo informado, o executivo tem buscado empresas e pessoas parcerias para a doação de itens que variam de roupas até kits de higiene com itens básicos como sabonete, toalhas, escova e pasta de dentes, absorventes higiênicos, lâmina de barbear.

Para realizar as doações os interessados podem procurar a secretaria municipal de saúde, ou a secretaria municipal de desenvolvimento social, ou obterem mais informações pelos telefones, (37)  3226-9026 ou (37) 3225-8700

É importante ainda ressaltar que nas três edições do “Dia D da pop rua”, já realizadas em Nova Serrana, mais de 50 pessoas e condição de vulnerabilidade foram atendidas com os serviços ofertados pelo projeto.

Leia mais...
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe uma resposta

Mais lidas