Conecte-se conosco

Atualidade

Minas Gerais segue em alerta contra casos de Sarampo

Avatar

Publicados

em

Em toda a região Centro-Oeste apenas um caso de Sarampo foi confirmado, em Nova Serrana quatro casos notificados foram descartados pela FUNED

Conforme boletim epidemiológico de sarampo divulgado na última quarta-feira, dia 02 de outubro, a região centro-oeste de minas Segue com apenas um caso de Sarampo confirmado.

O caso em questão foi confirmado na cidade de Itaúna, ainda no boletim divulgado no dia 19 de setembro. Nova Serrana por sua vez segue sem casos confirmados da doença

Conforme divulgado no dia 31 de agosto, a capital do calçado estava entre as cidades com registro de casos prováveis de sarampo, sendo quatro casos da doença que estavam sobre investigação, já foram descartados.

Na ocasião a secretária Municipal de Saúde, Glaucia Sbampato, confirmou que “tivemos 04 casos de sarampo suspeitos e notificados em Nova Serrana, contudo após analise da Fundação Ezequiel Dias (FUNED), nenhum deles foi confirmado, sendo então descartados”.

Em Itaúna, a Prefeitura da cidade informou ainda em agosto que a paciente com a doença é uma jovem de 20 anos que deu entrada no pronto-socorro do Hospital Manoel Gonçalves no dia 8 do mesmo mês.

Em Pará de Minas um possível caso de sarampo está sendo investigado. A suspeição é que uma criança de 01 ano tenha sido infectada com sarampo, segundo informado pela Secretaria Municipal  de Saúde, os familiares da criança receberam a imunização.

Ainda conforme informado, será realizado uma ação para verificar os cartões de vacina de crianças que frequentam a creche onde a paciente estuda.

Vale ainda ressaltar que o bairro e o nome da creche não foram repassados, e ainda o caso não consta no boletim divulgado pela SES-MG na última quarta-feira.

Minas Gerais

O numero de casos registrados em Minas Gerais apresentou crescimento. O último boletim apontou 34 casos confirmados de sarampo neste ano em Minas Gerais, quatro ocorreram no primeiro trimestre e o processo de transmissão foi contido.

Contudo desde o mês de junho o número de casos suspeitos apresentou numero expressivos, sendo registrados 1.348 notificações de suspeição de sarampo em mais de 206 municípios mineiros.

Ainda no estado do total de notificações 51,5% já foram descartados,  624 casos ou seja 46,3%, seguem sobre investigação e 30  casos já foram confirmados.

Segundo a SES-MG, na maioria dos casos, uma segunda amostra de soro e também uma análise minuciosa das investigações são necessárias para elucidação definitiva.

Brasil

Em todo o país entre 30 de junho a 21 de setembro  foram notificados cerca de 32 mil casos suspeitos de sarampo. Destes, 18,% foram descartados, 14% foram confirmados e 68% seguem em investigação.

Foram ainda confirmados quatro óbitos por sarampo no Brasil, três no estado de São Paulo e um no estado de Pernambuco.

Foto: IMagem Web – O Globo

Mais lidas