Conecte-se conosco

Administração

Mais segurança: Polícia Militar inaugura primeira Base de segurança comunitária móvel em Nova Serrana

Avatar

Publicados

em

A população da região do bairro Planalto ganhou na manhã desta quinta-feira (7) mais um importante equipamento que promoverá mais segurança para os cidadãos. A Polícia Militar, por meio do Comandante da 7ª Região Coronel Webster Wadim Passos Ferreira de Souza, inaugurou a Base de Segurança Comunitária (BSC).

A solenidade de lançamento aconteceu na manhã desta quinta-feira, dia 07 de março e contou com a presença de vereadores, do prefeito Euzebio Lago e seu vice, Nelson Moreto, do deputado estadual Fábio Avelar, do comandante do 60º Batalhão da Polícia Militar, Tenente coronel Wemerson Lino Pimenta, e autoridades civis do município.

Durante a solenidade foi entregue as chaves da viatura e apresentada a comunidade a tropa que fará diariamente o trabalho de patrulhamento por meio da base comunitária.

Segundo informado pelo Setor de Comunicação Organizacional do 60º BPM, serão 16 militares designados para atuar na base comunitária instalada na avenida Maranhão, no bairro Planalto. A unidade funcionará com turnos de 4 militares, sendo dois fixos na base e dois fazendo de 30 em 30 minutos policiamento de motocicleta na região.

De acordo com o setor de comunicação, esse policiamento acontecerá de forma estratégica, tendo como base os dados do serviço de inteligência do 60º BPM, que designará locais e horários a serem policiados.

Ainda conforme repassado, a unidade funcionará todos os dias de 14h às 24h. Na unidade a população poderá realizar todo tipo de ocorrência policial e ainda os militares irão realizar o atendimento sanando todas as dúvidas da população da região.

É importante ainda ressaltar que todos os policiais que atuarão junto a BSC passaram por um curso de capacitação e formação como gestores e operadores da Base, fornecido pela PMMG.

Equipamentos

Segundo apontado pelo comandante da 7ª Região da Polícia Militar, Webster Wadim a unidade é equipada com motocicletas e equipamentos tecnológicos que vão beneficiar a segurança na localidade. “Essa Base de Segurança Comunitária está equipada com duas motocicletas XRE 300, com câmeras de monitoramento, Notebooks e internet, mas o principal, ela está equipada com militares que vão estreitar a relação com a população e vão promover maior segurança para os cerca de 40 mil habitantes da região atendida”, disse o comandante.

Ainda segundo apontado pelo comandante, a unidade é um equipamento que irá somar aos trabalhos que já vem sendo desenvolvidos na cidade. “Temos em Nova Serrana uma tropa que é modelo. Que tem tido uma dedicação e seu empenho tem gerado resultados significantes na redução da criminalidade. Esse equipamento irá somar para que os trabalhos sejam ainda mais eficientes, tendo em vista que a cidade cresce cerca de 10% ao ano, em 2000 tínhamos uma população de 30 mil habitantes, hoje temos cerca de 120 mil com o público flutuante, e o efetivo não acompanha esse crescimento, dai a importância de equipamentos como esse, porque através de inteligência da PM e do empenho dos militares temos a efetividade de um trabalho que tem reduzido significativamente os índices criminais”, afirmou o Cel Webster.

Autoridades presentes

Entre as autoridades presentes o vereador Gilmar da Farmácia (PV), foi convidado a usar a palavra. O vereador que destinou a verba de R$ 20 mil de emenda impositiva para a revitalização do espaço onde está sendo implantada a unidade, afirmou que “para a comunidade a implantação do BSC trará mais segurança, tendo em vista que ela está sendo instalada no centro comercial da região, e ainda a população passará a ter mais proximidade com a Polícia que estará presente efetivamente todos os dias no planalto e bairros adjacentes”, disse o vereador.

Já o prefeito Euzébio Lago, reforçou o empenho da tropa em Nova Serrana. “Temos visto a queda nos índices criminais devido ao trabalho da tropa que tem feito em Nova Serrana um policiamento exemplar”, pontuou Euzebio.

O prefeito ainda salientou a importância do trabalho conjunto para que se promova a segurança na comunidade. “Temos que ressaltar também o apoio da sociedade civil, do empresariado, do deputado Fábio Avelar que é meu parceiro e tem buscado junto ao governo de Minas relevantes conquistas não somente para Nova Serrana, mas para toda a região, os vereadores e a cidade como um todo os resultados e conquistas como as de hoje são para que Nova Serrana seja mais segura e o benefício destas ações impactam a vida da população como um todo”, afirmou o prefeito.

Deputado pede projeto para ampliação do olho vivo

Após a fala de Euzebio, o deputado Fábio Avelar assumiu a tribuna e solidificou seu compromisso para com a segurança municipal. “Buscamos junto ao governo de Minas essa base comunitária, solicitamos e buscamos esse equipamento para a nossa cidade. Meu compromisso como deputado para com Nova Serrana é trabalhar sem medir esforços para que a cidade tenha uma melhor educação, saúde, esporte e segurança pública, essa é minha bandeira e compromisso para com a cidade”.

O deputado também afirmou que está buscando junto ao governo do estado a formação de novos militares para o ano de 2019. “Tivemos a infeliz notícia de que o governo do estado suspendeu a formação de militares para 2019, já estive com o vice-governador e terei uma agenda ainda hoje com o Romeu Zema para tratarmos sobre isso. Essa posição precisa ser revista, se assim não for teremos novos militares no estado somente em 2020. Já confirmei a presença do Governador e dos Senadores na abertura da Feira de Calçados, vamos mostrar a eles a cidade que temos, as demandas e carências e esperamos reverter esse posicionamento para que tenhamos mais segurança e possamos trazer novos militares para o Batalhão de Nova Serrana”, ponderou Fábio Avelar.

O deputado ainda encerrou seu discurso se colocando a disposição do comando da 7ª Região e se comprometendo a buscar os recursos para a ampliação do Olho Vivo na cidade. “Quero aqui ratificar meu compromisso e empenho me colocando a disposição do comando da 7ª região para somarmos forças junto ao Governo do Estado. Quero aproveitar e solicitar ao comandante que faça o levantamento e o projeto para a ampliação do Olho Vivo na região do Planalto. Eu me comprometo a disponibilizar cada centavo de minhas emendas parlamentar para que esse equipamento seja adquirido e instalado, trazendo ainda mais segurança para a população. Já disponibilizei meus recursos uma vez e farei novamente, buscarei recursos no governo, me comprometo a não medir esforços para que o Olho Vivo seja ampliado e ofereça mais segurança para a População de Nova Serrana”, finalizou o deputado estadual Fábio Avelar.

  • Fotos: Thiago Monteiro / O Popular

Este slideshow necessita de JavaScript.

Mais lidas