Conecte-se conosco

Saúde

LIRAa de Nova Serrana volta a cair, mas cidade permanece em situação de alerta

Publicados

em

Enfrentamento ao mosquito da Dengue gera redução superior a 50% dos focos de proliferação do mosquito transmissor da Dengue, Chikungunha e Zica virus

A prefeitura de Nova Serrana, através do setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou nesta semana os relatórios do Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) no município.

Segundo os dados apresentados pela prefeitura o índice de infestação no município reduziu de 2,8%, apurado no ultimo relatório feito no mês de abril, para 1,3% aferido na ultima semana.

De acordo com a prefeitura na última semana entre os dias 06 e 08 de agosto a Secretaria de Saúde de Nova Serrana realizou mais um Levantamento Liraa, e apesar dos números apurados apontarem uma redução superior a 50% nos focos de proliferação do mosquito transmissor da dengue, a cidade ainda está acima dos 1% indicado pelo Ministério da Saúde.

A prefeitura informou ainda que por ordem de infestação, os recipientes onde foi encontrado o maior número de focos foram Caixas d’água, tanques, obras, borracharias, lajes, calhas, garrafas, latas, sucatas de ferro velho, vasos sanitários, frascos e bebedouros de animais.

 Motivos da redução

De acordo com a perspectiva da secretaria de Saúde, o motivo que levou a redução dos focos de proliferação está diretamente relacionado a intensificação das ações de enfrentamento ao mosquito da Dengue.

Para que tal medida fosse tomada a prefeitura  promoveu a contratação de 20 novos agentes de endemias, mutirões nos finais de semana, palestras em fábricas e escolas, certificação para casas sem a presença de mosquito entre outras são as ações que a secretaria de Saúde tem realizado.

Contudo, apesar do número positivo, o Setor de Endemias orienta a população que não diminua os cuidados com o mosquito. “Evitar água parada e o descarte errado de objetos que podem ser criadouros para o mosquito está entre as principais ações. Quem estiver com sintomas de algumas das doenças transmitidas pelo Aedes (Zika, Dengue ou Chikungunya) deve procurar uma unidade de saúde (PSF ou UBS) para fazer o exame de comprovação da doença”. Ressaltou Katiuscia Francisca.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Copyright © 2018 Ineo Sistemas