Conecte-se conosco

Saúde

Lira aponta infestação de 8,5% de dengue em Bom Despacho

Avatar

Publicados

em

100% dos criadouros encontrados pelos agentes de saúde estão localizado nas residências, prefeitura autuará com multa população que não eliminar focos de proliferação do mosquito transmissor da dengue em suas residências.

O sinal de alerta está ligado no município de Bom Despacho, e a preocupação é contra a dengue principalmente após resultados negativos obtidos no primeiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) realizado em 2019.

De acordo com as informações repassadas pelo setor de comunicação da prefeitura de Bom Despacho, os números obtidos no município são alarmantes. O índice de infestação predial do mosquito chegou a 8,5%. Para segurança da população, o percentual deveria estar abaixo de 1%.

De acordo com o LIRA os agentes de saúde detectaram que 100% dos criadouros estão dentro das residências.

Pelo que foi notificado pelos agentes os criadouros estão localizados principalmente em bebedouros de animais, brinquedos espalhados no quintal, ralos, caixas d’água, tambores, vasos de plantas, baldes, pneus.

Segundo o gerente de endemias, Fernando Júnior, o assunto é preocupante e a população precisa se mobilizar para reverter esse quadro. “Não podemos brincar com uma situação tão séria. O Aedes aegypti transmite dengue, febre chikungunya e zika vírus. A população precisa se mobilizar para evitar uma epidemia dessas doenças”. Alertou o gerente de endemias, Fernando Júnior.

Ainda segundo o gerente medidas mais sérias serão tomadas e até multas acionamento judicial está previsto para que os agentes possam entrar nas residência e promover o trabalho. “Para segurança de todos, estamos notificando e multando as pessoas que insistem em criar o mosquito. Se for preciso vamos acionar a justiça para entrar nas residências fechadas”, finalizou Fernando Junior.

Leia mais...
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe uma resposta

Mais lidas